A briga pela única vaga de Mato Grosso ao Campeonato Brasileiro da Série D do próximo ano promete ser uma das mais acirradas das últimas temporadas. A notícia dada pelo presidente em exercício da FMF João Carlos Oliveira de que o clube indicado terá que disputar por dois anos consecutivos o torneio de acesso motivou ainda mais dez dos times que vão disputar o Mato-grossense do próximo ano.
Como já são integrantes das SérieS B e C, Luverdense e Cuiabá, respectivamente, estão fora da disputa extra pela classificação à Quarta Divisão do Nacional. Neste caso, o melhor clube classificado no Estadual de 2016 garantirá presença na Série D por duas temporadas seguidas. “É uma decisão acertada pela CBF. Ela (CBF) quer que os clubes se planejam melhor de um ano para outro. O objetivo é provocar um planejamento visando acessos até à elite. No nosso caso, os clubes daqui precisam ficar atentos e se organizarem melhor”, disse o dirigente federacionista, que essa semana esteve no Rio de Janeiro.
Por duas temporadas consecutivas, o Clube Esportivo Operário Várzea-grandense (foto) disputou a Série D de 2013 e 2014. Em 2013, o Tricolor chegou às oitavas de final, sendo eliminado pelo Brasil de Pelotas (RS). Já neste ano, o ‘Chicote’ da Fronteira, vice-campeão estadual, não passou da fase classificatória.