Os alunos-atletas que representaram Mato Grosso nos Jogos Escolares da Juventude etapa de 12 a 14 anos, em Fortaleza (CE), foram homenageados pelo governador Pedro Taques. O Estado conseguiu 14 medalhas na competição e ficou com a terceira colocação no quadro geral do atletismo. Seis atletas mato-grossenses ainda se credenciaram para representar o Brasil no campeonato sul-americano, que será realizado em Assunção, no Paraguai.
O governador recebeu no Palácio Paiaguás cerca de 50 meninos e meninas que participaram da competição. Eles representaram a delegação de Mato Grosso, que na competição deste ano contou com 198 membros, entre estudantes, fisioterapeutas, professores e técnicos.
Durante o evento, o secretário adjunto de Esportes e Lazer, Pedro Luiz Sinohara, elogiou a participação dos pequenos atletas, garantindo que a meta do Estado é fazer com que o esporte tenha uma adesão ainda maior pelos estudantes. Na condição de atleta amador de ciclismo, o secretário de Estado de Educação, Permínio Filho, também disse estar feliz pelo desempenho dos meninos, mas principalmente pela determinação dos estudantes.
Após a homenagem, o governador levou os atletas para conhecer o gabinete de governo. No bate-papo, Taques lembrou que quando era estudante foi campeão mato-grossense de judô, mas não pode ir ao brasileiro por falta de dinheiro. Atualmente, Estado arca com todas as despesas de translado das delegações de estudantes.
Taques afirmou que há muito que fazer pelo Esporte. “Vocês nos orgulharam ao levarem a bandeira do nosso estado para o Brasil todo ver, parabéns. Mas garanto a vocês que no ano que vem vai ainda ser melhor”. Agradecendo aos estudantes, o chefe do executivo estadual também pediu que todos continuem focando nos estudos para se tornarem não somente bons atletas, mas bons profissionais, bons cidadãos e, até mesmo, bons governadores.
A campeã de xadrez Amanda Magalhães, 13 anos, e sua mãe, Regina Magalhães, se recordaram da emoção que foi ver a bandeira de Mato Grosso no ponto mais alto do pódio. Agora, repetiram essa emoção ao serem recebidas pelo governador do Estado. “Estou um pouco nervosa, eu achava que ficaria entre as 10 melhores, mas agora estou aqui”, comemorou a menina que irá integrar a seleção brasileira de xadrez nos jogos sul-americanos.
Chefe da delegação de Mato Grosso, o professor Manoel Fonseca afirmou estar bastante satisfeito com a participação dos garotos no evento. “Mesmo com toda a dificuldade de distância, orçamentária, tradição, entre outros problemas, conseguimos um resultado muito positivo. Mas, mais do que isso, demos mais vivência e história a esses meninos”.
Quem também foi homenageado é o estudante Eberson Matucari, de 16 anos, que ganhou a medalha de bronze no campeonato mundial de salto em distância. Apesar de jovem, o garoto acumula três medalhas de ouro em competições escolares, além de classificações expressivas em campeonatos sul-americanos, ibero-americanos e internacionais.
Natural da cidade de Pontes e Lacerda e descoberto em um projeto da prefeitura, Eberson incentivou os demais atletas a não desistirem dos seus sonhos e continuarem batalhando. “Há dois anos eu estava na mesma categoria de vocês e agora estou competindo no mundial”, afirmou o atleta que também irá representar o Mato Grosso nos Jogos Escolares da Juventude, etapa de 15 a 17 anos, em novembro, no Paraná.