Termina neste sábado a disputa das modalidades coletivas dos Jogos Escolares Estudantis 2015, competição para alunos/atletas de 12 a 14 anos realizada em Fortaleza-CE. Duas equipes mato-grossenses estão na disputa pelos primeiros lugares em suas divisões: futsal e vôlei femininos. Além delas, o basquete feminino e o futsal masculino disputam os terceiros lugares no campeonato, pelas segunda e terceira divisões, respectivamente.
Depois de quatro vitórias consecutivas as meninas do futsal feminino, do Instituto Várzea-grandense de Educação (IVE), conseguiram na manhã desta sexta-feira (11.09) a vaga na final. Com a vitória, além do direito a disputar a medalha de ouro na competição, a equipe mato-grossense conquistou uma inédita vaga na primeira divisão da modalidade. No jogo desta sexta-feira, elas enfrentaram a Escola Deocleciano de Oliveira, do Espírito Santo e venceram por 2×0.
Pela terceira divisão, o vôlei feminino, do Colégio Regina Pacis (Sinop), venceu o Colégio XV, de Pernambuco, por 3 sets a 2. As meninas seguem em busca pelo ouro, mas o resultado de hoje também já garantiu o acesso para a segunda divisão em 2016.
O basquete feminino enfrentou o time mineiro do Colégio Santo Agostinho e perdeu por 39×17, a equipe entra em quadra no sábado pelo 3º lugar da segunda divisão.
Já o Futsal masculino, que vinha fazendo uma boa campanha, não resistiu ao preparo da equipe baiana, do Colégio Ideal. Os mato-grossenses perderam de 8×4 e buscam também o 3º lugar. A técnica Dayana Rissatto lembrou que perder faz parte do jogo e que a missão é motivar cada um dos jogadores para que superem a derrota. “É importante que eles se lembrem que são vencedores por chegarem até aqui. A derrota ocorre e todos esportistas já experimentaram um dia na vida. Mesmo os campeões”, enfatiza.
Desafio Coca-Cola
Com a intenção de manter todos os jovens competindo, aprendendo e convivendo com os demais participantes, a organização do evento realiza a competição Desafio Coca-Cola para as seleções que ficaram fora da final.
Nesta sexta-feira, entraram em campo o basquete masculino, do Colégio Regina Pacis (Sinop), o handebol feminino, da Escola Estadual 13 de Maio (Sorriso) e o vôlei masculino, do Colégio Isaac Newton (Cuiabá).
O primeiro venceu a equipe do Colégio Ideal, de Mato Grosso do Sul, por 30×25. O time de handebol feminino derrotou o Rio Grande do Norte, por 23 a 21. Já o vôlei masculino enfrentou a equipe do Distrito Federal e perdeu por 0x2.
Etapa 15 a 17 anos
O Comitê Olímpico do Brasil (COB) escolheu a cidade de Londrina como a sede da fase nacional dos Jogos Escolares da Juventude, etapa para alunos de 15 a 17 anos.
A cidade paranaense receberá, entre os dias 12 e 21 de novembro, mais de seis mil pessoas, entre elas cerca de quatro mil jovens talentos do esporte de todo o Brasil, para a maior competição esportiva escolar do país.
Nesta fase também estarão em disputa medalhas em 13 modalidades: atletismo, basquete, ciclismo, futsal, ginástica rítmica, handebol, judô, luta olímpica, natação, tênis de mesa, vôlei, vôlei de praia e xadrez.
Anualmente, os Jogos Escolares da Juventude contemplam mais de dois milhões de jovens nas seletivas municipais e estaduais, organizadas pelos estados e municípios, representando 40.000 escolas de quase quatro mil cidades do Brasil. A fase nacional, organizada pelo COB desde 2005, reúne em cada faixa etária cerca de quatro mil atletas dos 26 estados da Federação mais o Distrito Federal.