O britânico Lewis Hamilton (Mercedes) venceu sua sexta corrida na temporada, desta vez o Grande Prêmio de Monza, na Itália. Sebastian Vettel (Ferrari) terminou logo atrás na segunda colocação e o brasileiro Felipe Massa (Williams) fechou o pódio em terceiro lugar. Com o resultado, Hamilton foi a 252 pontos, enquanto Rosberg manteve seus 199, já que abandonou a corrida.
Logo na largada o finlandês Kimi Raikkonen (Ferrari) não conseguiu arrancar e acabou sendo ultrapassado pela maioria dos pilotos. Sebastian Vettel, Felipe Massa e Valtteri Bottas (Williams) aproveitaram bem a situação e integraram o pelotão dos quatro primeiros colocados junto com o líder da prova Lewis Hamilton (Mercedes).
Largando em quarto, Massa utilizou a parte de fora da pista para chegar à terceira colocação e se manter no pódio provisório. Já o outro brasileiro, Felipe Nasr, teve de passar pela reta dos boxes após a largada tumultuada e voltou para a pista na 14ª colocação.
Valtteri Bottas e Nico Rosberg protagonizaram um duelo a parte. Com o finlandês da Williams na quarta colocação, o vice-líder do campeonato mundial tentava a todo o momento ultrapassá-lo. Mesmo com um carro inferior, Bottas não dava vida fácil a Rosberg que volta após volta travava uma verdadeira batalha em busca da quarta posição. Apesar da perseguição, o piloto da Mercedes optou por fazer o pit stop na volta 19 e voltar à corrida com pneus novos, deixando Bottas em uma situação mais confortável.
À exemplo de Rosberg, Felipe Massa também optou por realizar o pit stop. Enquanto o brasileiro saía dos boxes, Raikkonen ia se reerguendo aos poucos na corrida e se o piloto da Ferrari chegou a estar na 18ª posição, na volta 20 já se encontrava em sexto lugar. O retorno do brasileiro à pista se deu na quinta colocação, enquanto Rosberg assumia o quarto lugar, parada dura para o brasileiro já que possui um carro inferior ao do rival na atual temporada.
Já Lewis Hamilton abriu uma vantagem tão grande diante dos outros pilotos que, mesmo com a parada para trocar os pneus, o inglês voltou para a corrida ainda na liderança. Bastava ao líder do campeonato ‘passear’ pelo tradicional circuito de Monza, esperando a bandeirada com uma distância de 19 segundos para o segundo colocado da prova Sebastian Vettel.
Surpreendentemente, Rosberg teve de abandonar a corrida faltando duas voltas para o final da prova. Com isso, Felipe Massa assumiu a terceira colocação e terminou o Grande Prêmio de Monza disputando o pódio com seu companheiro de equipe Bottas.
Apesar da corrida de superação de Kimi Raikkonen, o piloto da Ferrari conseguiu recuperar consideráveis 13 posições e chegar em quinto lugar. O brasileiro Felipe Nasr terminou a corrida na 13ª posição, enquanto Felipe Massa subiu ao pódio com o terceiro lugar.