A Secretaria de Estado das Cidades (Secid) anunciou que a final do Campeonato Brasileiro de Futebol Americano será realizada no estádio. O evento, que está agendado para o dia 21 de novembro, é uma parceria entre a pasta e o Núcleo de Ações Voluntária (NAV), coordenado pela primeira-dama, Samira Martins.
A definição da data foi anunciada durante reunião realizada, na última terça-feira, com o presidente do Cuiabá Arsenal. Ainda no encontro, o termo de cessão de uso da Arena Pantanal foi assinado pelo time mato-grossense, que será o realizador do evento. Conforme o documento, para receber o jogo o campo da Arena Pantanal será preparado no dia 20 de novembro.
De acordo com o secretário Eduardo Chiletto, titular da Secid, esta será a primeira vez que o estádio cuiabano receberá um jogo diferente dos já realizados, os de futebol. “A cessão da Arena Pantanal para a realização da final do Campeonato Brasileiro de Futebol Americano é uma forma de mostrar para a população que o estádio pode ser utilizado e será cada vez mais utilizado das mais variadas formas”.
Conforme o presidente do Cuiabá Arsenal, Paulo César Ribeiro, também serão realizados shows durante os intervalos do jogo, apresentação de cheerleaders e distribuição de brindes. Em relação aos ingressos, os valores serão divulgados a partir de setembro. “Este será um marco para a Arena Pantanal e também para o futebol americano em Mato Grosso”.
Além do jogo, o evento também contará com a arrecadação de alimentos. O objetivo é de que cada torcedor contribua com a doação de um quilo de alimento não perecível. Os mantimentos serão doados para instituições selecionadas pelo Núcleo de Ações Voluntárias.
Criado em 2006, o Cuiabá Arsenal conta com dois títulos nacionais, além de premiações regionais. Além disso, é o terceiro time de futebol americano a ter sido criado no país. Em relação à disputa nacional de 2015, os cuiabanos jogam a Superliga Centro-Sul, do Campeonato Brasileiro de Futebol Americano. Esta superliga é formada por times das regiões Centro-Oeste, Sul e Sudeste do país. Há ainda na disputa times que compreendem a Superliga Nordeste.
As equipes que vencerem as Superligas que estão participando vão para os chamados “playoffs”, que correspondem às semifinais do Campeonato Brasileiro de Futebol Americano. Somente após esta fase da competição, acontecem os jogos da final. A expectativa dos mato-grossenses agora é de que o Cuiabá Arsenal esteja na final do campeonato e possa jogar (e vencer) em casa.