O prefeito Mauro Mendes recebeu, hoje, o presidente da Confederação Brasileira do Desporto Universitário (CBDU), Luciano Cabral, e o presidente da Federação Mato-grossense de Esportes Universitários (FMEU), Alexandre Bregunci, para apresentar e discutir a proposta de realização dos Jogos Universitários (JUBs) de 2016, em Cuiabá.
O evento está previsto para o mês de novembro e será realizado em parceria com o Governo do Estado, Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Ministério do Esporte e setor hoteleiro. O município será responsável pela logística na área de saúde, transporte e segurança pública. “Seremos parceiros. Este é um belo investimento para a cidade e vamos trabalhar junto com o governo para realizar um grande evento, que com certeza fortalecerá o esporte e o turismo na nossa cidade”.
Os Jogos Universitários Brasileiros (JUBs) acontecem desde 1935 e os campeões participam dos Jogos Universitários Mundiais (UNIVERSÍADE). Segundo o presidente da Confederação Brasileira do Desporto Universitário (CBDU), Luciano Cabral, os jogos terão duração de 12 dias e reunirão cerca de 4 mil participantes por evento. “Cuiabá tem um grande potencial e espaços esportivos que serão bem aproveitados na competição. Pretendemos utilizar toda a infraestrutura, inclusive, espaços da prefeitura e a Arena Pantanal”.
Participam dos jogos alunos-atletas de universidades públicas e particulares do Brasil reconhecidas ou autorizadas pelo MEC. A competição reúne modalidades individuais e coletivas, tendo disputas nas categorias feminina e masculina.
Entre as modalidades estão Atletismo, Badminton, Judô, Natação, Tênis, Tênis de Mesa, Vôlei de Praia, Xadrez, Basquetebol, Futsal, Handebol e Voleibol. A etapa nacional do JUBs 2015 será realizada de 14 de outubro a 25 de outubro, na cidade de Uberlândia (MG). Esta é a 63º edição dos jogos.
“Assim como na Copa do Mundo, pretendemos receber muito bem a todos e fazer da nossa cidade uma referência para a realização de grandes eventos nacionais e internacionais”, finalizou o secretário municipal de Cultura, Esporte e Turismo, Alberto Machado.