O Vitória cumpriu sua obrigação na tarde deste sábado para chegar à ponta da tabela. O Leão triunfou sobre o Ceará por 2 a 1, pela 17ª rodada da Série B e, com a derrota do Botafogo, assumiu a liderança da competição. Escudero e Rogério marcaram os gols rubro-negros no Castelão, enquanto Julio Cesar descontou para os alvinegros.
A partida marcou a estreia do técnico Marcelo Cabo à frente do Vovô. O treinador deixou o Macaé, que estava na parte intermediária da classificação, para assumir comando do lanterna da Série B e prometeu tirar a equipe alvinegra desta situação.
Com a vitória do Santa Cruz sobre o Botafogo por 1 a 0, no Arruda, e o resultado positivo em Fortaleza, o Leão chegou aos 31 pontos na tabela e aparece na primeira colocação. O Vovô, por sua vez, continua na 20ª e última posição, com apenas 11 somados, e acumulou a sua décima derrota na Série B.
Pela 18ª rodada, o Ceará tem outro difícil compromisso: enfrenta o América-MG, integrante do G4, no Castelão, às 19 horas (de Brasília) da próxima terça-feira. Já o Vitória encara o Luverdense na mesma data, mas às 20h30 (de Brasília), na Arena Pantanal.
A partida começou emocionante e, logo aos sete minutos, o Vovô conseguiu balançar as redes, mas o gol acabou invalidado pela arbitragem. Alan Silva sofreu falta, e Ricardinho fez cruzamento para a área. A bola passou por todos e entrou à direita da meta baiana. Porém, como a cobrança deveria ter sido feita em dois toques, o tento foi anulado.
Os cearenses voltaram a assustar aos nove. O goleiro Fernando Miguel fez má reposição, e a bola acabou nos pés de Rafael Costa. O atacante levantou visando Bernardo, que, desmarcado, dominou e bateu rasteiro, mas ao lado do gol.
A pressão alvinegra durou pouco e, com 15 jogados, o Leão abriu o placar. Escudero tocou para Rogério, que se envolveu em dividida, fazendo a bola sobrar para Elton. O atacante fez ótimo passe para o argentino chutar cruzado à esquerda da meta e marcar o primeiro no Castelão.
Com isso, foi apenas uma questão de tempo para que o Vitória ampliasse sua vantagem em mais uma jogada com participação de Escudero e Elton. Aos 17, o argentino tocou para o atacante, que deu passe de calcanhar para Rogério. Ele driblou o zagueiro de maneira habilidosa e bateu no ângulo da baliza de Tiago.
O Ceará tentou reagir dois minutos depois, em cabeceio de Rafael Costa na pequena área que obrigou o goleiro Gatito Fernández a fazer boa defesa. O arqueiro paraguaio, inclusive, entrou aos 11, substituindo Fernando Miguel, que saiu machucado.
O duelo teve outro lance polêmico com 24 jogados. Rogério acelerou pelo lado direito, ganhou do marcador e invadiu a área. O atacante foi tocado pelo zagueiro Charles e caiu, mas o árbitro André Luiz de Freitas Castro mandou o jogo seguir.
Os donos da casa tiveram boa chance aos 37 minutos. Ricardinho arriscou chute de longa distância, e a bola tirou tinta do travessão adversário. Os visitantes responderam aos 40. Escudero dominou bem na entrada da área e finalizou forte e rasteiro, mas à esquerda do gol.
Na volta do intervalo, o Vitória, por pouco, não fez um favor ao Ceará com gol contra. Logo com quatro jogados, em bola alçada na área baiana, Marcelo Mattos tirou de cabeça, mas quase acertou a meta da própria equipe.
O Leão desperdiçou boa chance aos 20 minutos. Diego Renan recebeu livre do lado esquerdo e fez cruzamento rasteiro para Elton. O atacante, desmarcado dentro da área e cara a cara com Tiago, chutou para boa defesa do arqueiro alvinegro.
O Vovô não deixou por menos e, na sequência, foi quem ameaçou. Mazola ficou com bola na esquerda, cortou para o meio e bateu de pé direito, mas por cima da meta de Gatito Fernández.
Outro lance duvidoso ocorreu aos 25, pelo lado do Ceará. Julio Cesar tentou passar por Diego Renan e caiu dentro da área, contudo o árbitro não viu irregularidade e mandou o jogo seguir.
O Ceará descontou aos 32 minutos. Marcelo Mattos cometeu falta na entrada da área, e Julio Cesar foi o responsável por fazer a cobrança. O atacante bateu rasteiro, e a bola passou por baixo da barreira, enganando Gatito Fernández e parando no fundo do gol.
O paraguaio teve trabalho aos 36. Em cruzamento de Julio Cesar na área, o arqueiro afastou mal, e Fernandinho ficou com o rebote. O meia cabeceou, mas Gatito se redimiu e ficou com a bola, evitando o empate no Castelão.
Os anfitriões levaram perigo novamente aos 40 minutos. Em cobrança de escanteio de Fernandinho, Sandro subiu mais que a defesa rubro-negra e cabeceou próximo à pequena área, mas a bola foi para fora.
O Vitória respondeu aos 43. Pedro Ken recebeu passe no lado direito e finalizou em cima do goleiro Tiago, desperdiçando chance de ouro de matar a partida. Porém, o Ceará não conseguiu marcar nos minutos restantes, ficou com um a menos após expulsão de Julio Cesar, e os baianos garantiram o triunfo.