Foi no sufoco, mas o Criciúma finalmente se reencontrou com a vitória após quatro empates consecutivos na Série B do Campeonato Brasileiro. No Heriberto Hülse, a equipe carvoeira venceu o Oeste por 3 a 2, em partida eletrizante, e manteve a invencibilidade sob o comando de Petkovic.
Depois de abrir 2 a 0 em um intervalo de tempo de dois minutos, o Tigre relaxou e passou a dar espaços para a equipe paulista. Bem postado, o Rubrão chegou ao empate na segunda etapa e, por muito pouco, não chegou à virada.
Quando o jogo se encaminhava para um frustrante empate para a torcida catarinense, Maicon Silva foi derrubado na área, aos 46 minutos. Na cobrança do pênalti, Neto Baiano bateu rasteiro, no canto direito do goleiro Jeferson, garantindo o triunfo.
Com o resultado, o Criciúma chega aos 25, pula para a 9ª colocação e ultrapassa o Oeste, com 25 pontos. O Rubrão perde a invencibilidade de quatro jogos e fica com 23.
Na próxima rodada, o time de Roberto Cavalo enfrenta o Atlético-GO, em casa. Já o Criciúma, novamente no Heriberto Hülse, recebe o Paysandu.
O jogo – O duelo de invictos começou com domínio do time da casa. Logo aos 4 minutos, o Criciúma chegou perto de abrir o placar, em um chute de Paulinho, de fora da área, que passou raspando a trave esquerda de Jeferson.
A resposta do Oeste veio aos 11. Após cobrança de escanteio de Mazinho pela direita, Wagninho subiu mais alto que a defesa do Tigre e tocou de cabeça para grande defesa de Luiz.
Sete minutos depois, o Criciúma chegou ao primeiro gol. Em uma bela trama do ataque pelo lado esquerdo, Guilherme Santos rolou para Lucca, que recebeu livre, de frente para o gol, e bateu no canto direito baixo, sem chances para Jeferson.
Embalado, o Tigre queria mais. Dois minutos depois de abrir o placar, Maurinho enfiou para Maicon Silva, que levantou na área buscando Natan. O meia dividiu com o zagueiro, aproveitou a sobra de bola e chutou forte, no ângulo, para aumentar a vantagem.
Os dois gols à frente do placar, de certa forma, “relaxaram” o time de Petkovic. O Oeste partiu para cima e teve duas ótimas chances para diminuir e ir para o intervalo mais tranquilo. Aos 38, Junior Negão aproveitou bobeira da defesa catarinense e tocou para Mazinho. De frente para o gol, o ex-palmeirense bateu em cima de Luiz.
No minuto seguinte, o goleiro do Tigre operou mais um milagre. Desta vez, Patrik Silva recebeu com liberdade dentro da área e, assim como no lance anterior de Mazinho, chutou em cima de Luiz.
Na etapa complementar, o Criciúma, apesar dos sustos, não mudou a atitude, e continuou dando espaços na defesa. Mesmo assim, aos três minutos, o time da casa teve a chance de ouro para marcar o terceiro e praticamente liquidar o jogo. Paulinho recebeu sem nenhuma marcação dentro da área e isolou a bola.
O lance custou muito caro. Dois minutos depois, de tanto insistir desde o primeiro tempo, o Oeste chegou às redes. Mazinho partiu em velocidade pela direita, parou e tocou para Rafael Martins, que chegou batendo no canto direito de Luiz para diminuir.
A pressão dos paulistas aumentou após o primeiro tento. Aos 18, Mazinho recebeu livre na esquerda da área e chutou cruzado. A bola raspou a trave esquerda de Luiz e saiu.
O empate era questão de tempo, e veio aos 26 minutos. Wagninho recebeu na direita, fez belíssima jogada individual, costurou a zaga catarinense e tocou com categoria no contrapé de Luiz. Três minutos depois, mais Oeste no ataque. Após contragolpe, Mazinho recebeu na direita, clareou para o meio e bateu tirando tinta da trave do Tigre.
O Criciúma mostrava claro abatimento após o empate e não conseguia criar mais oportunidades. Fechado, o Rubrão saía nos contra-ataques com uito perigo. Situação que irritava cada vez mais a torcida carvoeira nas arquibancadas do Heriberto Hulse.Em mais um contragolpe, aos 39, Mazinho bateu forte e obrigou Luiz a se esticar todo para salvar o Tigre da virada.
Mesmo sem empolgar, o Criciúma não sairia da partida sem levar os três pontos. No apagar das luzes, aos 46 minutos, Maicon Silva invadiu a área e foi derrubado. Pênalti, que Neto Baiano cobrou e converteu, dando a vitória e o alívio à torcida do Tigre.