Dorival Júnior encontrou um pouco de tranquilidade no início de sua segunda passagem pelo Santos. Na noite deste sábado, o técnico reestreou pelo clube com uma vitória sem maiores dificuldades sobre o Figueirense, por 3 a 0, na Vila Belmiro. Os gols foram do zagueiro David Braz, do meia Lucas Lima e do atacante Gabriel.
O resultado tirou o Santos, agora com 13 pontos ganhos, ao menos momentaneamente da zona de rebaixamento do Campeonato Brasileiro. O Figueirense também está ameaçado, totalizando 15.
As duas equipes voltarão a campo pela competição nacional apenas no domingo de 19 de julho. O Santos disputará clássico contra o Palmeiras, último time em que Dorival Júnior havia trabalhado, no Palestra Itália. O Figueirense receberá o Coritiba no Orlando Scarpelli.
O jogo – os atacantes do Santos tentaram mostrar serviço para o seu novo treinador desde os primeiros minutos de partida. Apoiados pelo público presente na Vila Belmiro, ele tomaram a iniciativa de pressionar o Figueirense, principalmente pelo lado esquerdo do gramado.
Sem se expor muito, os visitantes procuraram diminuir o ritmo santista colocando a bola no chão, com paciente troca de passes no campo defensivo. Faltava criatividade para o time dirigido por Argel Fucks fazer algo além de tornar o jogo um pouco mais entediante.
O Santos também não chegava a encantar, mas continuava a incomodar a defesa adversária. A pedido de Dorival Júnior, que cobrava variações da sua equipe, o time da casa começou a explorar também o lado direito, com uma série de cruzamentos vindos dali.
Foi de uma cobrança de escanteio da direita que saiu o primeiro gol santista. Aos 30 minutos, Lucas Lima fez bom levantamento na área, e Gabriel completou na trave. Na sobra, David Braz soltou o pé para estufar a rede da Vila Belmiro.
A defesa do Figueirense se desestabilizou momentaneamente com a desvantagem no placar. Pouco depois do gol, Geuvânio tabelou com facilidade com Ricardo Oliveira e finalizou cruzado, errando o alvo.
Para tentar corrigir os problemas de sua equipe, Argel Fucks, que discutiu com o veterano Elano ao final do primeiro tempo, recorreu à entrada de Ricardinho no lugar de Yago no intervalo. Não adiantou.
Com 22 segundos da etapa complementar, o Santos conseguiu ampliar. Lucas Lima contou com uma bola mascada em passe de Ricardo Oliveira para arrematar de primeira dentro da área, no canto.
O Santos ficou mais leve com 2 a 0 no placar. O jogo se tornou propício para Lucas Lima aparecer com destaque na armação do time de Dorival Júnior, forçando uma contenção mais violenta por parte do Figueirense. Argel, então, viu-se obrigado a mexer de novo, com Marquinhos Pedroso na vaga do truculento Cereceda.
A segunda alteração de Argel também não surtiu efeito. Aos 17 minutos, Victor Ferraz protagonizou boa jogada do lado direito e cruzou para Gabriel mostrar oportunismo e concluir para o gol, fazendo a alegria da torcida da casa.
Com a vitória praticamente sacramentada, o Santos pôde administrar o jogo, sem ser muito ameaçado pelo Figueirense. Dorival Júnior gastou as suas substituições, terminando a sua reestreia com Lucas Otávio, Marquinhos Gabriel e Leonardo nas posições de Thiago Maia, Gabriel e Paulo Ricardo.