O técnico Cristóvão Borges não teve a estreia que gostaria no comando do Flamengo. Seu ex-clube, o Fluminense levou a melhor no clássico deste domingo, no Maracanã, e venceu por 3 a 1, em um jogo repleto de emoções. Com o resultado, os tricolores se recuperam na competição e chegam aos sete pontos, na parte de cima da classificação. Já os rubro-negros seguem sem vencer e, com um ponto, continuam na zona de rebaixamento.
No primeiro tempo, o Fluminense foi melhor durante a maior parte. A equipe de Enderson Moreira abriu vantagem com gols de Fred, de pênalti, e Pará, contra. Antes do intervalo, o Flamengo conseguiu diminuir o marcador com Alecsandro. Na etapa final, o Fluminense aproveitou contra-ataque para ampliar, novamente com Fred. Já nos minutos finais, Eduardo da Silva diminuiu para o Rubro-negro.
Na próxima rodada, o Tricolor recebe o Coritiba, nesta quinta-feira, no Maracanã. Um dia antes, o Flamengo terá pela frente o Cruzeiro, no Mineirão, em duelo de duas equipes que ocupam a zona da degola.
O jogo – A partida começou equilibrada, com as duas equipes em busca do ataque. No entanto, no primeiro bom avanço, o Fluminense abriu o placar, aos sete minutos. Vinícius foi derrubado na área por Pará e o árbitro marcou pênalti, cobrado com categoria por Fred.
O revés fez o Flamengo buscar o ataque com mais intensidade, mas os rubro-negros voltaram a mostrar muita deficiência no setor de criação de jogadas. Com espaço, o Fluminense quase ampliou o placar aos 20 minutos. Vinícius percebeu Paulo Victor adiantado e arriscou de longe. A bola passou perto do gol, mas assustou a torcida do Mais Querido.
Os tricolores permaneciam melhores em campo e voltaram a criar uma nova oportunidade aos 25 minutos. Vinícius aproveitou cruzamento para tentar de primeira, a bola bateu na zaga e foi para escanteio. Já o Flamengo teve sua primeira boa chance no minuto seguinte. Após cobrança de falta na área, Wallace mergulhou de carrinho livre de marcação, mas não chegou a tempo para colocar nas redes.
O lance animou os rubro-negros, que chegaram mais uma vez com perigo aos 28 minutos. Alecsandro foi lançado na área, mas finalizou em cima de Diego Cavalieri, que abafou o chute do atacante. O castigo veio quatro minutos depois. Renato cruzou pela direita e Pará, ao tentar impedir a finalização de Fred, acabou colocando para a própria rede, dando o segundo gol para o Flu.
O Flamengo não se abalou com o novo revés e conseguiu diminuir o prejuízo aos 36 minutos. Armero fez boa jogada individual e cruzou pela esquerda para Alecsandro cabecear, sem chance para Diego Cavalieri.
Nos minutos finais, com o apoio da torcida, o Flamengo foi para cima em busca do empate. No entanto, a equipe parou na marcação tricolor, e o time das Laranjeiras conseguiu ir para o intervalo com a vantagem no placar.
No segundo tempo, o Flamengo voltou tentando pressionar, mas sofreu o terceiro gol do Fluminense logo com um minuto. Em contra-ataque rápido, Gerson foi lançado, passou por Armero com muita categoria e tocou para Fred finalizar para as redes e marcar seu 107º gol em Campeonatos Brasileiros, tornando-se de maneira isolada o maior goleador da era dos pontos corridos.
Quando parecia que os tricolores teriam a partida sob controle, o lateral esquerdo Giovanni foi expulso aos cinco minutos, após cometer falta em Marcelo Cirino. O Flamengo passou a pressionar em busca do segundo gol, no entanto, mesmo com superioridade númerica, os rubro-negros não levavam perigo para Diego Cavalieri. O Fluminense recuou e parou de chegou próximo à área adversária. Quando chegou, em cobrança de falta na área, Gum acertou a rede pelo lado de fora.
Os rubro-negros só conseguiram criar boa oportunidade aos 30 minutos. Após bola levantada na área, Wallace escorou e Everton cabeceou, mas fraco. Diego Cavalieri não teve dificuldade em fazer a defesa. A resposta do Fluminense veio quarto minutos depois. Após contragolpe, Fred tocou para Wellington Silva na área e o lateral direito chutou sobre o travessão.
De tanto pressionar, o Flamengo chegou ao gol aos 40 minutos. Marcelo Cirino cruzou pela esquerda para Eduardo da Silva cabecear sem chance para Diego Cavalieri e colocar fogo no clássico nos últimos minutos.
Nos minutos finais, quando o Flamengo mais pressionava, acabou tendo o argentino Canteros expulso por reclamação. Com a volta da igualdade em campo, o Fluminense conseguiu segurar mais a bola até o apito final para poder comemorar a vitória no clássico.