O Cuiabá acaba de perder para o Vila Nova, por 1 a 0, no estádio Serra Dourada, em Goiás. O jogo era válido pela primeira rodada da Série C do Campeonato Brasileiro. Moisés marcou, aos 34 do segundo tempo, de bicicleta, um golaço e o único tento da partida. O Dourado jogou a segunda etapa praticamente inteira com um homem a menos, após expulsão de Ricardo Braz.
Com o resultado, o time cuiabano estreia mal no campeonato e fica na lanterna do Grupo A. O Vila Nova, em contrapartida, soma três pontos e se junta a Salgueiro e América de Natal na liderança do grupo. A tabela ainda deve mudar, uma vez que outros jogos estão em andamento.
O Cuiabá volta a campo no próximo domingo (24), contra o Confiança, de Sergipe, na Arena Pantanal, na capital mato-grossense. Antes, a equipe terá um grande desafio pela Copa do Brasil, contra o Vasco, no Rio de Janeiro, na quarta-feira. A primeira partida ficou empatada em 1 a 1, e, agora, um empate sem gols classifica o Dourado.
O Vila Nova enfrenta o Fortaleza, fora de casa, no Castelão, em Ceará, no sábado (23).
O jogo – o Cuiabá, embalado, precisava de uma vitória para manter a boa sequência e começar bem a Série C do Brasileiro, com objetivo de conquistar a tão sonhada vaga para a segundona. Mas foi o Vila Nova que partiu para cima. Logo aos 2 minutos, Wanderson cruzou e a zaga afastou. 1 minuto depois, Robston deu bom passe para Francesco, que tentou limpar para Frontini. Mais uma vez, a zaga levou a melhor.
A primeira iniciativa do Dourado veio aos 6 minutos, em chute fora da área de Felipe Alves. A bola, no entanto, foi para fora. Aos 7 minutos, Matheus Anderson respondeu para o time goiano. Após cobrança de escanteio a bola sobrou para Wanderson que levantou na área. Vinícius Simon teve a chance, mas mandou por cima do gol. O jogo era “lá e cá”, e o Cuiabá puxou contra-ataque com Rafael Luz. Ele encontrou Bagé, mas Robston interceptou.
O jogo era disputado, com mais posse de bola do Vila Nova, porém, com poucas chances claras de gol. O Cuiabá, por outro lado, adotara a tática defensiva e esperava uma brecha. Mas, aos 23 minutos, o time de Goiás conseguiu chegar com perigo, após chute forte de Moisés e boa defesa de André. Aos 32 minutos, Matheus Anderson cobrou escanteio, Vinícius Simon desvio, e o goleiro cuiabano fez mais uma grande defesa.
O panorama seguia o mesmo e o Vila Nova, apesar de não ser tão eficiente, criava as melhores oportunidades, enquanto o Cuiabá se defendia. Aos 38, mais uma vez após cobrança de escanteio, Felipe Blau jogou contra a própria meta e quase abriu o placar em favor do time goiano. Sem acréscimos, o jogo foi para o intervalo.
Na volta, os dois times entraram sem alterações e, mais uma vez, o Cuiabá começou ameaçado. Aos 2 minutos, Robston jogou para a área. A bola passou por todos e a zaga tirou. Aos 6 minutos, Felipe Blau tentou chute, que saiu à esquerda do goleiro goiano. 1 minuto mais tarde, Frontini recebeu lançamento, ganhou de Ricardo Braz, mas acabou sofrendo falta. O juiz amarelou o jogador do Cuiabá. Na cobrança, Matheus Anderson jogou pela linha de fundo. Aos 10 minutos, a situação se repetiu. Ricardo Braz tentou sair jogando, perdeu a bola para Frontini e cometeu nova falta. O árbitro aplicou o segundo cartão amarelo, em menos de 3 minutos, e mandou embora o jogador cuiabano.
Oportunista, o técnico do Vila Nova decidiu tirar Matheus Anderson e mandar a campo o meia Diego Palhinha, estrela do time, que, inexplicavelmente estava na reserva. O técnico Fernando Marchiori, por outro lado, tirou o atacante Nino Guerreiro e mandou o zagueiro Diego Macedo para recompor a defesa, após expulsão de Braz. Com a pressão intensificada nos minutos seguintes, Marchiori ainda sacou Raphael Luz, para a entrada de Marco Aurélio. O técnico do Vila Nova, imediatamente, tirou Wanderson e colocou Sandrinho, além de Ramires, no lugar de Francesco.
Com um a mais, o Vila Nova foi para o tudo ou nada. Aos 29, outra chance clara de gol. Vitor fez boa jogada e tocou para Robston, que quase abriu o marcador. Aos 33, falta para o Vila na entrada da área. Diego Palhinha cobrou e Marco Aurélio afastou. Aos 34 minutos, a pressão surtiu efeito da melhor forma possível. Após cobrança de escanteio, Ramires bateu, Egon salvou em cima da linha e, na sobra, Moisés acertou uma bicicleta, abrindo o placar.
Aos 38, Marchiori fez sua última substituição, tirando Gilsinho e colocando Alex William. Mas foi o Vila que continuou no ataque, em busca do segundo gol. Com três minutos de acréscimo, o Cuiabá ainda tentou alçar uma última bola na área adversária, mas Edson saiu do gol e defendeu, decretando o fim da partida.
(Atualizada às 17h11).