A Portuguesa vive situação dramática no Campeonato Paulista. Neste sábado, a equipe perdeu por 2 a 0 para o RedBull Brasil, no Nabi Abi Chedid, em Bragança Paulista (já que o Canindé está interditado), e agora precisará vencer ninguém menos do que o São Paulo na última rodada da fase de grupos do Estadual para não ser rebaixada. Os dois gols do RB foram marcados por Edimilson.
Fazendo jus ao seu hino, a Portuguesa terá que ir à lutar, mas com forças que não parece mais ter para não amargar o segundo rebaixamento em menos de um semestre. Neste Paulistão, a equipe conquistou apenas duas vitórias. O Tricolor Paulista, no entanto, poderá dar uma forcinha involuntária à irmã do Canindé. Já classificado à próxima fase, o time de Muricy Ramalho tem chance de jogar a última rodada da fase de grupos com a equipe reserva.
O RedBull, por sua vez, tem apenas motivos para comemorar. A equipe chegou aos 24 pontos e depende apenas das próprias forças para se classificar às quartas de final. Vaga que poderá ser sacramentada ainda neste sábado, caso o Mogi Mirim perca para o Palmeiras, no Palestra Itália. Na última rodada, o RB encara o Linense no Moisés Lucarelli.
Lulinha dá assistência e RB Brasil abre o placar contra a Lusa
O primeiro tempo já começou com pressão do RedBull Brasil. Jogando fora de casa, mas sabendo que a Portuguesa também não está acostumada com o Nabi Abi Chedid, o RB teve uma boa chance logo aos cinco minutos de jogo. Jocinei fez boa jogada individual, avançou pela direita, invadiu a área, mas foi travado na hora do chute por Valdomiro. Na cobrança de escanteio, a zaga afastou o perigo.
Aos nove, Lulinha criou outra oportunidade de gol. O ex-Corithians recebeu na entrada da área e bateu de pé direito, no cantinho. Rafael Santos se esticou todo para fazer uma ótima defesa, salvando a Lusa.
Se Lulinha não fez, aos 40 ele resolveu dar condições para o companheiro fazer. Ele fez bela jogada pela esquerda e cruzou na medida para Edmilson, de cabeça, empurrar para o fundo das redes.
Portuguesa volta a erra e RedBull amplia a vantagem
A Portuguesa voltou ainda meio sonolenta ao segundo tempo e o RedBull não perdoou. Aos 12 minutos, Edmilson recebeu na entrada da área, deu um chapéu em Bruno Bertucci e bateu no ângulo de Rafael Santos. Melhor da Lusa em campo, o goleirão nada pôde fazer para evitar mais um gol do adversário.
Daí em diante, a Portuguesa mostrou porque está correndo sério risco de cair. Sem o apoio de grande parte dos presentes no estádio, que passaram a ovacionar o RB, a equipe ainda teve um jogador expulso aos 43 minutos. O lateral Fabinho Capixaba recebeu cartão vermelho. Sem apresentar qualquer tipo de reação, amargou a quinta derrota.