A Taça Mato Grosso de Futsal, categoria adulta masculina, que é a principal competição da modalidade, teve o formato definido pela diretoria da Federação Mato-grossense de Futsal e dirigentes das associações. De acordo com diretor executivo da federação, Márcio Alencar, a Taça Mato Grosso de Futsal terá 24 vagas para serem preenchidas pelas associações, que vão compor 6 grupos de 4 equipes cada e terão as partidas realizadas em 6 cidades-sede. O campeonato será feito em duas fases, uma no sistema de ponto corrido e outra no mata-mata. Segundo ele, o evento durará por aproximadamente quatro meses, de agosto a novembro.
Foram estipuladas quais as datas do período de inscrições para os clubes que começam hoje e vão até dia 3 de maio.
Um dos times já confirmados é o atual campeão estadual, a Associação Atlética Uirapuru que levou o título, sob o comando do técnico Gilson Luiz de Freitas. Outro confirmado foi a Associação de Futsal de Nova Canaã do Norte, que é a campeã estadual na categoria de base, no sub-15 masculino, após vitória com placar de cinco a três, na prorrogação, contra os mutuenses da Amesportes.
“Nós vamos participar da categoria adulta com subsídio da secretaria de esportes e da prefeitura de Nova Canaã. Mas também estamos contando com investimentos da iniciativa privada. Com um formato de competição mais longa há mais visibilidade para as marcas investidoras, dessa forma o empresário fica mais interessado, o que facilita na captação de recursos”, avalia o presidente da Associação de Futsal de Nova Canaã, Lindomar de Oliveira.
De acordo com o presidente da federação, Pedro Verão, atualmente a federação depende quase que integralmente de aportes financeiros feitos pelo Governo do Estado e ou pela prefeitura de Cuiabá, mas que neste ano ainda não foram disponibilizados tais recursos. Segundo ele, a instituição têm se mantido com praticamente apenas doações dos próprios dirigentes e também das taxas cobradas dos filiados e dos cursos de arbitragem. “Nós precisamos mudar essa realidade. Uma das alternativas será conquistar a confiança da iniciativa privada. O problema não é que o empresário não queira investir, mas que ele não têm confiança. E na tentativa de adquirir isso nós estabelecemos três princípios que vão nos nortear para a mudança desse cenário, são: credibilidade, seriedade e principalmente a transparência”, conclui, através da assessoria.