Wellington Bezerra, de Goiás, foi o campeão na principal categoria da Corrida das Águas, disputa neste domingo, em Lucas do Rio Verde por mais de 1.100 corredores. Ele concluiu o percurso de 10 km em 29 minutos e 56 segundos. Maurício Santos da Silva foi campeão na categoria geral masculino e Marilene Pandolfo Rigo, na categora feminino, percurso de 5 km.
A 6º edição da Corrida pela Preservação da Água teve cerca de 20% a mais do que participantes, em relação a 2014, resultado da organização da corrida, que desde 2013, entrou para o calendário oficial da Federação Mato-grossense de Atletismo. Do total de corredores, cerca de 60% são de Lucas do Rio Verde e 40% vieram de vários municípios de Mato Grosso, Goiás, Tocantins, Pará, Rondônia, São Paulo e Distrito Federal.
“A nossa meta é melhorar sempre, tanto na premiação, que atrai muitos atletas, mas principalmente na organização do evento. Nos últimos anos, a corrida passou por uma etapa de profissionalização e isso garantiu mais visibilidade e participantes ao evento”, avaliou o secretário Adão Brizola.
Promovida pela Prefeitura de Lucas do Rio Verde e Programa Vida Nova em parceria com o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae), a Corrida pela Preservação da Água marca o encerramento de uma semana de palestras e discussões sobre a redução do consumo e a preservação da água.
Segundo o prefeito Otaviano Pivetta, o aumento da participação da população nos eventos esportivos é resultado das ações do poder público, que têm como foco o incentivo a utilização dos espaços e a prática de exercícios físicos. “Quando vejo as famílias participando dos eventos, os grupos de bike ou as mulheres nas aulas de zumba, percebo que estamos no caminho certo. São pessoas que no dia a dia, tem seu trabalho e no fim de tarde aproveitam as praças, ciclovias e o calçadão para fazer atividades”, avaliou, através da assessoria.
Os vencedores receberam troféus e dividiram um prêmio no valor de R$ 24 mil, em dinheiro.