Depois de o Corinthians ter cobrado do prefeito Fernando Haddad os incentivos ao estádio de Itaquera, a Prefeitura de São Paulo informou que já emitiu R$ 405 milhões em Certificados de Incentivo ao Desenvolvimento (CIDs) para a arena alvinegra.
Por meio de comunicado, depois de ter sido questionada pela reportagem da Gazeta Esportiva, a Prefeitura alegou que os “R$ 15 milhões restantes estarão sendo emitidos nos próximos dias” e que “cumpriu rigorosamente a lei municipal”, seguindo também a recomendação do Tribunal de Contas do Município.
A nota, na qual o nome do clube aparece escrito de forma incorreta (Esporte Clube, em vez de Sport Club), também lembra que “uma ação popular do Ministério Público Estadual foi impetrada questionando os incentivos dados à construção da arena, o que interferiu na viabilidade da comercialização das CIDs, sem qualquer interferência da Prefeitura Municipal de São Paulo”.
Ao fazer a reclamação na manhã desta sexta-feira, o Corinthians não deu detalhes do que falta no acordo com a Prefeitura, explicando apenas que o combinado não vem sendo cumprido. Os CIDs emitidos para o clube, na teoria, podem ser vendidos a interessados, que os usariam para pagar impostos. Porém, o MP vem questiona o incentivo na Justiça, o que estaria afastando possíveis compradores.