Um Grêmio com mais atitude. Era o que a torcida tricolor pedia, e foi o que o time apresentou no Vermelhão da Serra. Depois de perder duas seguidas em casa, a equipe de Luiz Felipe Scolari apresentou um futebol mais interessado e bateu o Passo Fundo por 2 a 0 nesta quarta-feira. Erazo e Pedro Rocha marcaram os gols da vitória tricolor.
O Grêmio começou mal, mas marcou seu gol logo aos 13 minutos e se organizou. Mostrou mais atitude que nas últimas partidas, marcou melhor e criou chances para ampliar, especialmente através do garoto Pedro Rocha, atacante de velocidade. Na etapa final, a postura foi a mesma: Pedro Rocha ampliou a vantagem, e atrás o time soube segurar a tentativa de pressão da equipe mandante, segurando a boa vitória.
Com o resultado, o Grêmio volta à zona de classificação. Agora é o 5º colocado, com 9 pontos. O Tricolor receberá o Juventude, na Arena, na próxima segunda. O Passo Fundo tem um compromisso complicado: fora de casa, enfrenta o Novo Hamburgo, no domingo.
O jogo– Tentando estancar a crise, o Grêmio entrou com postura diferente em Passo Fundo. Porém, foi o time da casa que criou as primeiras chances: aos dois minutos, Marcelo Grohe fez boa defesa em chute de Branquinho. A seguir, Marcel recebeu lançamento nas costas de Erazo, Grohe demorou a sair, mas impediu a conclusão. Aos 11, Galhardo afastou mal, Felipe Klein invadiu a área e chutou para grande espalmada do goleiro gremista.
Depois do começo ruim, o Grêmio se assentou após marcar o seu gol: aos 13 minutos, Douglas levantou escanteio na cabeça de Erazo, que só cumprimentou Vanderlei. Os jogadores tricolores correram em direção ao banco para abraçar Felipão, para eliminar os rumores de que o clima interno no grupo não é bom. Aos 24, Felipe Rocha, destaque do primeiro tempo, foi acionado e cruzou para Everaldo, que chutou sobre a zaga. Três minutos mais tarde, Fellipe Bastos arriscou de longe e raspou o travessão.
O Passo Fundo só reagiu aos 31, quando Branquinho bateu cruzado e Galhardo salvou. Aos 38, Pedro Rocha novamente fez boa jogada: passou fácil pela marcação com um drible no meio das pernas e tocou para defesa do goleiro Vanderlei. O time da casa tentou o empate aos 41 em belo passe de Henrique Choco para Michel, mas Rhodolfo afastou de carrinho na hora certa. No minuto seguinte, Pedro Rocha novamente infernizou a zaga do Passo Fundo, mandando uma bomba que quase acertou o ângulo.
Mesmo com a vantagem, o Grêmio não esmoreceu na etapa final. Aos dois minutos, Douglas quase marcou gol olímpico. Aos três, Fellipe Bastos soltou a bomba e Vanderlei espalmou. Aos cinco, o segundo gol: Douglas enfiou para Pedro Rocha, a zaga cortou errado, Everaldo desviou do goleiro e o próprio Pedro Rocha completou para as redes.
O Passo Fundo, então, tentou reagir e voltou a levar perigo. Aos 15 minutos, Branquinho recebeu de Cleverson e chutou para boa defesa de Grohe. A seguir, foi o próprio Cleverson bateu com perigo por cima do gol. Aos 18, Xaro cruzou e Michel levou grande perigo em cabeçada. O Grêmio respondeu aos 21, em boa jogada do lateral Júnior, que bateu para boa espalmada de Vanderlei. Aos 25, Grohe defendeu bem novo chute de Branquinho.
O lateral Júnior foi outro destaque gremista. Aos 34, em linda arrancada, mandou bomba que tirou tinta da trave. Sete minutos depois, Douglas tentou cruzar, bateu fechado demais e a bola estourou no travessão. No fim, Souza, ex-Grêmio, mandou dois bons chutes contra o gol de Grohe, mas não venceu o goleiro gremista. Nos acréscimos, Douglas deixou Everaldo na cara do gol, mas o centroavante demorou a concluir e perdeu a chance de decretar a goleada.
Gauchão – 6ª rodada
União Frederiquense 1 x 1 Lajeadense
Avenida 0 x 0 Novo Hamburgo
Aimoré 0 x 0 Cruzeiro
Veranópolis 0 x 1 São Paulo
Brasil 0 x 1 São José
Passo Fundo 0 x 2 Grêmio
Quinta-feira
19:30 – Juventude x Caxias
1º de abril
19:30 – Internacional x Ypiranga