O Dom Bosco reestreou na ‘elite’ do futebol estadual perdendo, há pouco, para o campeão Cuiabá, na abertura do mato-grossense: 1 a 0. Raphael Luz, de pênalti, marcou o único gol da partida, disputada grande parte sob forte chuva na Arena Pantanal.
Fora da primeira divisão desde 2007, quando licenciou-se da federação, o Leão da Colina levou cerca de 600 torcedores para a primeira partida – um número pequeno, comparado a dimensão do novo estádio, mas, significativo ante as ações da associação de torcedores que preside o departamento de futebol profissional.
Diante de um grupo remontado para a disputa da Série C do Campeonato Brasileiro, e um gramado castigado pelo abandono, o Leão começou o jogo assistindo o Dourado atacar. No primeiro lance, Gurerreiro mandou a bola na área, mas Felipe Alves chegou atrasado para a conclusão. O Cuiabá marcava a saída de bola e assim explorava os contra-ataques, a base de muita pressão.
Aos 10 minutos, a primeira chance real do Dourado. Rafael Luz, que voltava do impedimento, recebeu bola enfiada e tocou no canto esquerdo de Cleiton, que se esticou e mandou para escanteio.
O Dom Bosco finalizou pela primeira vez só aos 17 minutos. De fora da área e desajeitado, o camisa 11 Thiago chutou fraco, para fácil defesa de William Alves. Aos 21, Wagner Reway paralisou o jogo para a hidratação dos atletas, devido a alta temperatura. Na volta, aos 31, o Dom Bosco teve a chance do jogo. Wellington Rato recebeu lançamento pela esquerda a bateu forte, no chão, obrigando o goleiro do Cuiabá a bater roupa e mandar para escanteio. Aos 33, Nino Guerreiro caiu na área, após a chegada do zagueiro Marquinhos, perdendo a chance para o Dourado.
Em seguida a forte chuva que refrescou os jogadores, ensopou os torcedores que ocupavam os setores mais próximos ao gramado. O temporal acompanhado de vento forte, assustou muita gente e espalhou copos de água pelo gramado e derrubou algumas placas de publicidade.
Aos 42 o Cuiabá desperdiçou uma chance incrível de abrir o placar. Raphael Luz e Nino Guerreiro se atrapalharam, ante a chegada da zaga dombosquina que apelou ao ‘bumba meu boi’ para se safar. Um minuto depois o goleiro Cleiton salvou o Leão, na chegada de Guerreiro, que tentara encobrir o camisa 1 do Dom Bosco.
Na etapa final a qualidade técnica melhorou e o Dourado quase abriu o placar aos 2 minutos. Felipe Blau mandou a bola na trave direita de Cleiton. Aos 26, o lance polêmico do jogo: pênalti para o Cuiabá, após Guerreiro cair na área. Na cobrança, Raphael Luz bateu mal, no meio do gol, mas converteu. A bola chegou a tocar nas pernas de Cleiton: 1 x 0 Cuiabá. O Leão respondeu em seguida e quase chegou ao empate com Welington Rato. Em seguida o técnico Thiago Oliveira sacou o ala Navarro para a entrada de Ney. No Dourado, Guerreiro saiu para a entrada de Kaique. Na segunda alteração do Leão, Serginho substituiu Rato. Aos 36, Davi substituiu Bruno Pedra.
Desorganizado taticamente o Dom Bosco chegava ao gol do Dourado esporadicamente, mas não sabia o que fazer com a bola no momento da conclusão. Foi assim com Juninho, aos 39 minutos. Muito pouco para um Leão que prometia rugir.
Na próxima quarta-feira (4), o Cuiabá vai à Rondonópolis desafiar o União e o Dom Bosco joga dia 8, contra o REC, no Luthero Lopes.
Escalações:
Cuiabá – Willian Alves, Grafite, Ricardo Braz, Egon e Maninho, Bogé, Felipe Blau, Raphael Luz e Cleidson Pink; Nino Guerreiro e Felipe Alves. Técnico: Fernando Marchiori.
Dom Bosco – Cleiton, Navarro, Richardson, Marquinhos e Jeferson; Bruno Pedra, Gabriel, Welington Rato e Romeu; Thiago e Juninho. Técnico: Thiago Oliveira.