De saída para o Changchun Yatai, da China, o centroavante Hernán Barcos se despediu em grande estilo da Arena do Grêmio. Foram do centroavante dois dos gols da vitória por 3 a 0 sobre o União Frederiquense, neste sábado, pela primeira rodada do Campeonato Gaúcho. Everton completou o placar.
O resultado conquistado na abertura do Estadual garantiu os primeiros três pontos do Grêmio, que visitará o Aimoré na noite de quarta-feira. No mesmo dia, o União Frederiquense buscará a reabilitação como mandante diante do Caxias.
O jogo – Estreando na primeira divisão estadual, o União Frederiquense atraiu muitos torcedores à Arena do Grêmio nesta tarde. E ainda conseguiu animá-los com alguns lances ofensivos nos primeiros minutos – até que o time da casa assumisse o controle da partida.
Aos dez, quando Willian Bones já havia substituído Jefferson Luis no União Frederiquense, o Grêmio incomodou com uma bonita jogada do jovem Lincoln, que driblou a marcação e bateu firme ao invadir a área. O goleiro Nicolas espalmou.
Cinco minutos depois, o Grêmio chegou ao gol. O árbitro Daniel Bins viu toque de mão dentro da área do União Frederiquense em jogada de Araújo e assinalou o pênalti. Barcos chutou com força para converter e comemorou a abertura do placar como um pirata.
Não demorou muito para o centroavante argentino ampliar. Aos 20, ele mostrou oportunismo ao ficar com o rebote de Nicolas em finalização de Marcelo Moreno e mandou a bola para a rede novamente.
Com 2 a 0 no marcador, o Grêmio diminuiu um pouco o ritmo e viu o União Frederiquense voltar ao ataque. A válvula de escape da equipe mandante era, na maioria das vezes, a velocidade de Lincoln e Luan. O segundo deles chegou a driblar o goleiro adversário aos 38, porém concluiu no lado de fora da rede.
Na etapa complementar, o Grêmio contava com a empolgação de seus torcedores para não relaxar. E quase ganhou mais um motivo para se tranquilizar em campo. Aos sete minutos, Rhodolfo ficou livre diante do goleiro em uma sobra de bola após falta cobrada por Fellipe Bastos, mas bateu para fora.
Ainda assim, o União Frederiquense teve as suas chances para descontar. O goleiro Marcelo Grohe fez grande defesa em uma cabeçada de Josiel no lance seguinte. Mais tarde, Paulinho Macaíba e Geovani também pararam em intervenções do gremista.
Para manter o seu time ligado, o técnico Luiz Felipe Scolari entrou em ação e trocou Marcelo Moreno e Lincoln por Everton e Matías Rodríguez. Mas perdeu Araújo, expulso aos 32 minutos.
Mesmo com um jogador a menos em campo, o Grêmio chegou ao seu terceiro gol na arena. Aos 40, Barcos mudou de papel na equipe e carregou a bola pela esquerda até fazer o cruzamento na cabeça de Everton, que não desperdiçou e fez questão de abraçar o (quase ex-companheiro) argentino.