O Grêmio decidiu não exercer a cláusula contratual de renovação com o atacante Negueba e também liberou o lateral direito Wallace Oliveira e o atacante Henrique Almeida para buscarem um clube na próxima temporada, já que os três não fazem parte dos planos do técnico Renato Gaúcho para a equipe, segundo o jornal Zero Hora.
A situação mais simples é a de Negueba, emprestado pelo Coritiba, que teria uma renovação automática ao final do contrato, no dia 31, mas agora está livre no mercado. Já o lateral direito está emprestado pelo Chelsea até junho, enquanto Henrique tem contrato com o Grêmio até 31 de dezembro de 2019. Com as mudanças, a previsão é de uma economia mensal de R$ 500 mil.
De acordo com o presidente Romildo Bolzan, a tendência é de que Wallace Oliveira e Henrique Almeida estejam na reapresentação do Grêmio para a temporada 2017, mas apenas pelo pouco tempo dado a eles para buscar novos clubes.
No caso de Henrique Almeida, o Tricolor Gaúcho decidiu que esperará propostas pelo atacante, seja empréstimo ou compra. “Se tiver negócio, o empresário do Henrique tem conhecimento que estamos dispostos a fazer uma transação. Está liberado”, afirmou Bolzan.