Mirieli Santos ficou com a prata na prova de salto triplo, Fabielle Samira Ferreira levou a prata no lançamento do dardo e Isabelle Cristina de Almeida ganhou o bronze nos 1,5 mil metros rasos. As três sorrisenses foram convocadas e fizeram parte da seleção brasileira que participou do Campeonato Sul-americano sub-18 de Atletismo disputado, neste final de semana, em Concórdia, na Argentina. O treinador da Associação Sorrisense de Atletismo (ASA), Marcos Faldemir Vieira, também fez parte da comissão técnica brasileira.
“As atletas mostraram mais uma vez o potencial do atletismo de Mato Grosso. Mirieli é atualmente a número 1 do ranking brasileiro na prova de salto triplo com a marca de 12.93 metros. A Fabielle é a 1ª do ranking no lançamento do dardo com a marca de 50.30 metros e Isabelle é a 2ª do ranking na prova de 1,5 mil metros com o tempo de 4:42.82. Todas sob a orientação do técnico Marcos Vieira”, disse o presidente da Federação de Atletismo de Mato Grosso (FAMT), Francisco Antônio da Silva, por meio da assessoria.
A seleção brasileira de atletismo era favorita do Sul-Americano por ter sido campeã geral na edição anterior e novamente repetiu o resultado como campeão geral com a soma de 303 pontos na classificação final, seguido por Colômbia com 195 e Equador com 157. Ainda ganhou na categoria masculina com 206 pontos e pegou 3º lugar no feminino com 97. Participaram a Bolívia, Chile, Colômbia, Equador, Guiana, Paraguai, Peru, Uruguai, Venezuela e Argentina.
Os 35 atletas da seleção brasileira, 18 homens e 17 mulheres, faturaram 36 medalhas, sendo 19 ouros, nove pratas e oito bronzes. E as três meninas mato-grossenses ficaram com duas dessas pratas e um dos bronzes. Nos 1,5 mil metros, Isabelle fechou com 4:55.63, atrás das colombianas Maria Paula Guerrero (4:51.88) e Leidy Katherine Ortiz (4:54.76).