A Fifa anunciou nesta quarta-feira a lista dos dez indicados ao prêmio de melhor técnico da última temporada. Diferentemente do ano passado, quando o ex-técnico da seleção chilena Jorge Sampaoli chegou a ficar entre os três finalistas, desta vez a entidade que regula o futebol mundial deu prioridade aos comandantes que trabalham no futebol europeu.
A lista também comprova a força do Campeonato Inglês, o mais disputado do mundo. Dos dez nomes, quatro trabalham na Inglaterra (Guardiola, Mauricio Pochettino, Jurgen Klopp, Claudio Ranieri). A seleção também conta com três treinadores com ótimo desempenho na Eurocopa (Chris Coleman, Didier Deschamps e Fernando Santos), os dois finalistas da última Liga dos Campeões (Diego Simeone e Zinedine Zidane), além do comandante do Barcelona Luis Enrique.
Comparado com os outros anos a Fifa desta vez preferiu não relacionar profissionais que vem realizando bons trabalhos fora da Europa. Além do argentino Jorge Sampaoli, ex-comandante do Chile, Luiz Filipe Scolari, em 2013, e o técnico do Uruguai Óscar Tabárez, em 2010 e 2011, também já foram indicados ao prêmio.
O processo de escolha do melhor treinador da última temporada será dividido em duas partes. A primeira contará com os votos dos capitães e treinadores das seleções de todo o mundo. Já a segunda parte será composta por votação popular através da internet em conjunto com a escolha de mais de 200 profissionais da imprensa.
Confira abaixo a lista completa dos dez treinadores indicados ao prêmio:
Diego Simeone – Atlético de Madrid
Luis Enrique – Barcelona
Zinedine Zidane – Real Madrid
Pep Guardiola – Manchester City
Jurgen Klopp – Liverpool
Mauricio Pochettino – Tottenham
Claudio Ranieri – Leicester
Chris Coleman – País de Gales
Didier Deschamps – França
Fernando Santos – Portugal