Rodrigo Caio foi cortado da convocação da Seleção Brasileira para as partidas contra Equador e Colômbia, pelas Eliminatórias da Copa de 2018. Com uma lesão na coxa direita, o jogador dará espaço para Pedro Geromel, do Grêmio.
Depois de entrar em contato com Rodrigo Lasmar, médico da Seleção, o departamento médico do São Paulo informou que Rodrigo Caio teve um estiramento no músculo adutor da coxa direita. Após retornar da conquista do ouro nas Olimpíadas, o zagueiro foi liberado para tirar o passaporte italiano no meio da semana e não enfrentou o Juventude. Prestes a voltar a atuar pelo clube, ele sentiu a lesão durante os treinamentos e já é desfalque certo para o confronto contra o Coritiba neste domingo.
Aos 30 anos de idade, esta é a primeira convocação de Geromel para a Seleção. Depois de passar boa parte da sua carreira em clubes europeus, o zagueiro voltou ao Brasil para atuar pelo Grêmio em 2014, emprestado pelo Colônia, da Alemanha. Com boas apresentações, o atleta foi contratado em definitivo no início deste ano e chamou a atenção de Tite. Assim, Geromel desfalcará o Tricolor Gaúcho por duas rodadas no Campeonato Brasileiro: contra o Botafogo, no dia 4 de setembro, e o Coritiba, no dia 9.
Os atletas convocados se apresentarão no Aeroporto Internacional do Galeão, no Rio de Janeiro, no próximo domingo, 28 de agosto. A Seleção Brasileira enfrentará o Equador, no dia 1 de setembro, quinta-feira, no Estádio Olímpico Atahualpa, e depois receberá a Colômbia, na Arena Amazônia, no dia 6, terça-feira.