Neste domingo, acontece a final do vôlei masculino dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro. Em reedição da final de Atenas 2004, Brasil e Itália se enfrentam às 13h15, no Maracanãzinho. Além de marcar o encontro de duas das maiores potências do vôlei mundial, a partida representa o embate entre os dois maiores pontuadores do torneio.
Até chegar à final, o Brasil disputou sete partidas e venceu cinco delas, contra México, Canadá, França, Argentina e Rússia. As duas derrotas da Seleção aconteceram ainda na fase de grupos, diante dos Estados Unidos e da Itália, adversária da decisão.
Já os italianos possuem uma campanha melhor, perdendo apenas uma partida, também na fase de grupos. Os europeus foram derrotados pelo Canadá, mas já tinham a classificação às quartas de final assegurada.
Apesar de certa inconstância, uma coisa pode se dizer que foi regular na campanha brasileira: a atuação de Wallace. O oposto da Seleção foi essencial em momentos importantes da competição, contribuindo com pontos decisivos para a equipe. Aliás, o camisa 4 é o maior pontuador das Olimpíadas, com 127 no total. O vice-líder é o italiano Ivan Zaytsev, adversário desta tarde, com 102 pontos.
Apoiado pela torcida, o Brasil tentará repetir o feito conquistado em Atenas 2004. Na decisão, a equipe verde e amarela derrotou os europeus por 3 sets a 1 e conquistou o segundo ouro do time na história – o primeiro foi em Barcelona 1992.
A Itália, por sua vez, busca o primeiro título olímpico. O melhor resultado do país foi a prata, em 2004. Além disso, a equipe possui três bronzes, conquistados em Los Angeles 1984, Sydney 2000 e Londres 2012.
Além de toda a história olímpica das duas seleções, o confronto também marca o embate dos dois maiores vencedores da história da Liga Mundial. O Brasil é o maior campeão, com nove títulos, seguido pela Itália, com oito.