Fora da lista inicial dos judocas que vão disputar os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro a partir do dia 5 de agosto, o judoca mato-grossense David Moura deve ser convocado esta semana para integrar a seleção brasileira da modalidade. Segundo atleta na categoria peso pesado do Brasil, ele perdeu a única vaga às Olimpíadas para Rafael Silva, o Baby’, na última seletiva para o maior evento esportivo do mundo.
Ao se precaver para imprevistos de última hora, a Confederação Brasileira de Judô (CBJ) fará esta semana a convocação de judocas que não se classificaram aos Jogos para treinar com a equipe brasileira. Considerado um dos melhores do país e do mundo, David Moura será chamado para os treinamentos com Rafael Silva, hoje na condição de melhor judoca peso pesado brasileiro no ranking mundial.
A comissão técnica da CBJ entende que os atletas que não estão garantidos aos Jogos estejam bem física e tecnicamente para qualquer eventualidade. Lamentando até hoje não ter conseguido a classificação, Moura é o imediato de Baby caso o medalhista em Londres em 2012 se machuque como ocorreu dias antes dos Jogos Pan-Americanos ano passado, em Toronto.
“O David Moura é um dos melhores judocas do Brasil e do mundo. Ele precisa estar bem, não parar com os treinamentos, já que pode ser convocado para os Jogos caso ocorra algum imprevisto. Isso não é só para ele, mas para outros judocas que estão de fora dos Jogos. Estes atletas vão ser convocados para participar dos treinamentos aqui no Rio de Janeiro. Qualquer coisa estarão prontos para substituir qualquer um dos selecionados”, disse o gestor de Arbitragem da Confederação José Ferreira.