PUBLICIDADE

Unemat elabora perfil dos atletas dos jogos escolares

PUBLICIDADE

Professores e estudantes da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) elaboram o perfil dos atletas que participam dos Jogos Escolares da Juventude de Araputanga (etapa estadual). Esse trabalho servirá de subsídio para aperfeiçoar a prática do desporto escolar no estado. O projeto é desenvolvido em pareceria com a Secretaria Adjunta de Esporte e Lazer (Sael-MT).

De acordo com o coordenador do Laboratório de Estudos Aplicados em Pedagogia do Esporte da Unemat, professor Riller Silva, os estudantes passam por avaliações como triagem, pesagem, medição de envergadura, circunferência da cintura e do quadril e aferição da pressão arterial.

Os estudantes/atletas também precisam responder um questionário com perguntas de esportes e de caráter socioeconômico. “O atleta tem que responder se já sofreu algum tipo de lesão, como é o seu espaço de treinamento, como é a sua relação com a família, se os pais o incentivam a ser um profissional e as expectativas que ele tem como atleta”, citou o professor João Bressan, que faz parte da equipe da Unemat.

Esses dados serão compilados nos formatos de relatório, revista e artigo e servirão para os técnicos aperfeiçoarem os treinamentos dos atletas. “O material também será de grande importância para os gestores da área interessados em melhorar a prática esportiva na sua cidade ou estado. A partir desses dados, o gestor saberá qual a principal necessidade dos atletas e o que precisa ser melhorado para o desenvolvimento pleno do esporte em Mato Grosso”, enfatizou o professor Riller.

Outro aspecto importante, segundo o professor, é que cursos de capacitação poderão surgir com base nos estudos que são realizados com os atletas dos Jogos  Escolares de Araputanga. “Com esse trabalho teremos uma boa dimensão de como a prática esportiva contribui para o desenvolvimento desses adolescentes, no âmbito esportivo e também pessoal”, afirmou o pedagogo.

O jogador de vôlei de praia, estudante Cesar Henrique, foi um dos atletas avaliados pelo projeto. Ele disse que nunca tinha feito uma avaliação como essa, mas acredita que a iniciativa é muito importante para desenvolver o esporte no estado.  “Acho que ajuda principalmente na relação técnico-atleta, porque com esses dados o técnico saberá trabalhar as deficiências e potencializar as qualidades do atleta”.

A Unemat trabalha com 12 profissionais na coleta de dados dos atletas, sendo seis professores e seis alunos em iniciação científica. O trabalho será feito com as 29 delegações que participam dos jogos de Araputanga.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Mixto e Luverdense abrem mata-mata dos estaduais Sub-15 e 17

Mixto e Luverdense se enfrentaram, ontem, no estádio Dutrinha,...

Luverdense confirma retorno de jovem atacante

O Luverdense anunciou o retorno do atacante Nico Rangel....
PUBLICIDADE