A Confederação Brasileira de Judô (CBJ) encerrou o suspense e convocou, hoje, os 14 atletas que irão representar o Brasil nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro. A entidade levou em consideração os resultados e a posição dos atletas no ranking mundial de cada categoria. O judoca David Moura, de Cuiabá, brigava pela vaga na categoria “peso pesado”.
A maioria das vagas já estava praticamente definida pela CBJ, com a maior indefinição ficando para a categoria peso-pesado e ligeiro masculinos. Na 7ª colocação do ranking mundial, o medalhista olímpico Rafael Silva, o “Baby”, ficou com a vaga e representará novamente o Brasil nos Jogos Olímpicos, deixando de fora o cuiabano David Moura.
Moura representou o país nos Jogos Pan-Americanos do ano passado em Toronto, no Canadá. Ele ficou com o ouro em sua categoria e buscava ultrapassar o compatriota para representar o país nas Olímpiadas. Apenas um atleta por categoria é convocado.
No peso ligeiro, Eric Takabatake é o melhor brasileiro ranqueado, na 12ª colocação, mas a CBJ decidiu por levar o campeão Pan-Americano da categoria, Felipe Kitadai, 13º no ranking mundial. Outro nome expoente que ficou fora é Luciano Correa. Campeão mundial do meio-pesado, o judoca número 26 do mundo dará lugar à Rafael Buzacarini, 24ª.
Confira os convocados
Ligeiro (48/60kg): Sarah Menezes e Felipe Kitadai
Meio-leve (52/66 kg): Erika Miranda e Charles Chibana
Leve (57/73 kg): Rafaela Silva e Alex Pombo
Meio-médio (63/81 kg): Mariana Silva e Victor Penalber
Médio (70/90 kg): Maria Portela e Tiago Camilo
Meio-pesado (78/100 kg): Mayra Aguiar e Rafael Buzacarini
Pesado (78+/100+ kg): Maria Suellen Altheman e Rafael Silva