O Botafogo conseguiu a primeira vitória no Campeonato Brasileiro. Em partida disputada na noite desta quarta-feira, no estádio Mário Helênio, em Juiz de Fora, o Alvinegro de General Severiano derrotou o Atlético-PR por 2 a 1, gols marcados por Ribamar e Neilton. Vinicius anotou para a equipe visitante, que foi dirigida pelo auxiliar Bruno Pivetti, uma vez que Paulo Autuori estava cumprindo suspensão.
O resultado fez a equipe carioca chegar aos quatro pontos ganhos e subir para a nona posição. O Furacão segue sem vitórias e, com apenas um ponto ganho, ocupa a última colocação.
O Botafogo não foi brilhante, mas mostrou objetividade e soube aproveitar as poucas oportunidades que construiu durante o jogo. O Atlético teve mais posse de bola, criou algumas boas chances, mas esbarrou no goleiro Helton Leite.
Na próxima rodada, o Glorioso enfrentará o Fluminense, no Raulino de Oliveira, em Volta Redonda; O Furacão recebe o Figueirense na Arena da Baixada
O jogo – Empurrado por uma pequena e animada torcida, o Botafogo tentou pressionar desde os primeiros minutos. Aos três, Gegê arriscou de fora da área, mas Weverton defendeu sem dificuldades. O Atlético priorizava o sistema defensivo e mantinha apenas André Lima na frente. E foi o atacante que apareceu com perigo aos sete minutos. Ele dominou na área, se livrou da marcação e bateu sem qualquer direção.
O Furacão foi se soltando para o ataque e, aos 11 minutos, criou outra jogada de perigo quando Sidcley levantou pela esquerda e Pablo se antecipou aos zagueiros para cabecear. A bola passou perto da trave.
No time carioca, Juan Salgueiro era o responsável por organizar as jogadas de ataque, mas a defesa atleticana não encontrava muita dificuldade para deter as investidas da equipe carioca.
Aos 17 minutos, mesmo sem ser superior ao adversário, o Botafogo marcou o primeiro gol. Victor Luis fez ótimo lançamento para Ribamar que arrancou em velocidade, evitou o goleiro Weverton e tocou para as redes.
Sem outra alternativa, o Atlético Paranaense partiu para buscar o gol do empate, mas encontrava dificuldades para superar a defesa carioca. Aos 27 minutos, Nikão lançou para André Lima, mas o atacante não conseguiu dominar a bola e desperdiçou uma boa oportunidade para concluir.
O Furacão continuava com mais posse de bola e, aos 35 minutos, Fernandes falhou ao dominar a bola na entrada da área e Nikão enfiou para André Lima na pequena área, mas a zaga alvinegra aliviou o perigo.
Logo depois, o volante Rodrigo Lindoso caiu em campo com um problema muscular e foi substituído por Marquinho.
Aos 38 minutos, o Atlético voltou a desperdiçar outra boa oportunidade. Depois de tentativa de Pablo, a bola sobrou para Ewandro, inteiramente livre, mas o atacante mandou para fora.
O time dirigido por Ricardo Gomes não conseguia sair da defesa e se limitava a tentar bloquear as investidas da equipe paranaense. Aos 42 minutos, Ewandro mandou a bomba, à meia altura, e a bola se chocou com a trave esquerda de Helton Leite.
Só aos 45 minutos é que o time de General Severiano apareceu na área paranaense. Salgueiro tentou lançar Ribamar na área, mas a bola não foi alcançada pelo atacante.
O Atlético voltou modificado para o segundo tempo e seguiu procurando o gol do empate. Aos cinco minutos, após cruzamento na área carioca, a bola acabou sobrando para Vinicius, que bateu para fora, levando muito perigo para Helton Leite. Quatro minutos depois, o time visitante chegou novamente com perigo. Ewandro recebeu na esquerda e bateu cruzado, obrigando o arqueiro a espalmar para escanteio.
De tanto pressionar, o time paranaense chegou ao empate aos 13 minutos. Após lançamento na área, Tiago Heleno dividiu com a zaga e a bola sobrou para Vinicius que chutou forte no canto direito de Helton Leite.
O Furacão seguiu pressionando e quase desempatou aos 16 minutos, quando foi lançado por Sidcley, mas Helton Leite dividiu com o atacante e evitou a conclusão.
O Botafogo melhorou de produção e o jogo ficou mais equilibrado. E aos 27 minutos, o time carioca marcou o segundo gol. Após troca de passes na área, a bola ficou com Salgueiro, que lançou Neilton, o qual encheu o pé e colocou nas redes de Weverton.
O Atlético Paranaense partiu para o ataque, mas apenas Walter dava sinais de lucidez, proporcionando boas jogadas para seus companheiros que não mostravam grande inspiração. Mesmo assim, o time visitante quase chegou ao empate aos 46 minutos, quando Walter, dentro da grande área, bateu rasteiro para grande defesa de Helton Leite. O Botafogo soube se defender e garantir o importante resultado.