O prazo para que o Sinop Futebol Clube indique um estádio para disputar o Campeonato Brasileiro da Serie D termina hoje. A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) notificou a diretoria para apresentar o local onde os jogos devem ocorrer. O presidente do clube, Agnaldo Turra, confirmou que um requerimento será apresentado ao prefeito de Lucas do Rio Verde, Otaviano Pivetta, esta tarde, para disponibilizar o estádio Passo da Emas.
"Recebemos uma triste notícia ontem da CBF, que nos deu um prazo de 24 horas. Agora temos que indicar um local que possamos jogar. Não existe nenhum local que tenha os laudos liberados, porém, soubemos que o estádio Passo das Emas já tem os laudos protocolados. O prefeito Juarez Costa conversou com o Pivetta e nosso advogado irá com um requerimento, onde possa ser cedido o estádio de Lucas do Rio Verde para que o Sinop possa realizar o jogos da Série D. Anexo a isso, tem um ofício onde explica que a prefeitura está tomando todas as providências indicadas pela assessoria da FMF [Federação Mato-grossense de Futebol]”.
Turra disse que a indicação do estádio em Lucas do Rio Verde é apenas para cumprir uma exigência da CBF. No entanto, acredita que a prefeitura garantirá os laudos necessários para os jogos ocorrerem no estádio Gigante do Norte. “É apenas uma solicitação que estamos mandando para CBF, indicando o local. Temos um prazo e vence hoje. Neste ofício está dizendo que o prefeito de Sinop está assumindo todas as responsabilidades, onde até o início do campeonato, tenho certeza que estará resolvido".
O presidente do “Galo do Norte” disse ainda que esta é apenas uma solução paliativa até que se revolva e regularize os laudos do estádio sinopense. "Esse tempo é para a prefeitura conseguir os laudos e protocolar na CBF. Tenho certeza que não iremos precisar jogar no Passo das Emas. Nosso estádio tem mais estrutura que lá. Será mais fácil tirar os laudos do 'Gigantão' do que a própria Arena Pantanal. A diferença é que o Luverdense tem esses laudos já protocolados. Nos propusemos em ajudar naquilo que for necessário uma vez que somos os principais interessados. Tudo isso é uma novidade, nunca havíamos participando de um campeonato em nível nacional dentro dos formulários e dentro dos moldes que tem agora na federação".
Os principais problemas do estádio Gigante do Norte são os laudos técnicos de segurança; de prevenção e combate a incêndio; de condições sanitárias e higiene; e o de vistoria de engenharia.
O secretário de Governo, José Pedro Serafini, confirmou, esta manhã, que uma empresa foi contratada para auxiliar a Secretaria Municipal de Esportes no acompanhamento e na emissão desses laudos. "Os laudos sobre as condições sanitária e de prevenção e combate a incêndio estarão prontos no máximo até quarta-feira (12). Já os de segurança e de vistoria de engenharia ficarão a cargo desta empresa que fará uma visita técnica ao estádio, na próxima segunda-feira. Esta empresa auxiliará no credenciamento do estádio na Confederação Brasileira de Futebol (CBF)”.
As informações, especificações e vigência do contrato serão publicadas em Diário Oficial. O valor a ser pago por este trabalho não foi revelado.