A vitória do Sinop sobre o Operário, ontem à noite, pelo mato-grossense, tem uma conquista histórica para o clube e a torcida: a vaga para disputar o Campeonato Brasileiro da Série D, prevista para começar em 29 de maio. Os jogadores e comissão técnica comemoram muito. O Sinop encerrou a segunda fase líder do estadual com 15 pontos ao vencer, de virada, o Operário, por 2 a 1.
O treinador Marcos Birigui enalteceu a força do grupo. "É fruto de muito trabalho, não foi fácil chegar até aqui. Tivemos que vencer descréditos, desconfianças, mas 'devagarzinho' trabalhando, comendo pelas beiradas igual mineiro fomos chegando e quando abriram os olhos o Sinop já estava na Série D e na semifinal disputando em casa. Trabalharam de mais os jogadores e temos que parabenizar todos eles. E nosso sonho e fazer a final (mato-grossense). Será muito difícil, mas nós sonhamos em fazer a final em casa. E a partir do que conquistamos o acesso temos que sonhar com algo a mais", avaliou.
Birigui advertiu que o Sinop precisa melhorar mais. "Antes de começar o jogo, os jogadores acompanharam o confronto entre o Cuiabá e União e ficaram eufóricos com a classificação para o brasileiro da Série D e com isso esqueceram que tinha o Operário pela frente. No final do primeira etapa, demos uma dura no vestiário e mostrei que tem que ter respeito aos torcedores que nos apoiaram em todos os momentos. Encheram a casa novamente e merecia uma resposta. Na volta fizeram um segundo tempo brilhante. Marcaram dois gols e poderia ter feito ainda mais, três ou quatro. Estou satisfeito com o segundo tempo. Está é a equipe que eu gosto, com atitude", disse Birigui, ao Só Notícias.
Segundo treinador, era necessário vencer o "Chicote da Fronteira" para manter a sequência positiva vitórias no estadual."Este resultado era importante para podermos fechar com a melhor campanha da segunda fase do campeonato. Passando a próxima fase a gente trás a decisão para casa. Não vai ser fácil o jogo contra o Araguaia, assim como foram todos aqui. Agora trazendo esta torcida para o nosso lado é super importante. Entramos com moral e com mais uma vitória. Agora se estivéssemos perdido para o Operário, estaríamos vindo de duas derrotas para decidir. Voltamos ao caminho das vitórias e vamos decidir aqui [Gigante do Norte] com uma certa tranquilidade".
O comandante do 'Galo do Norte' disse que equipe esta pronta para decisão na semifinal. "Teremos uma semana de trabalho e queremos entrar "redondinho". O importante é chegar bem e com moral. Todos os jogadores estão disponíveis. Aqueles que levaram cartões zeraram e a equipe está pronta para decidir".
Além do Sinop, a Federação Mato-grossense de Futebol deve indicar o Araguaia para a outra vaga na Série D.
O próximo desafio do Sinop no mato-grossense será o mata mata da semifinal com o Araguaia, no estádio Gigante do Norte (horário ainda será definido). A outra semifinal é entre Luverdense e Cuiabá, no Passo das Emas, em Lucas do Rio Verde.
Ao final do tempo normal do jogo, persistindo o empate a decisão vai direto para os pênaltis. A data para este jogo ainda será marcada.
Classificação Grupo C
1 Luverdense – 14 pontos
2 Araguaia – 8
3 Cacerense – 7
4 Dom Bosco – 4
Grupo D
1 Sinop – 15 pontos
2 Cuiabá – 8
3 União – 7
4 Operário – 4
(Atualizada às 10:27h)