Levar o esporte para o estado inteiro e principalmente para quem mais precisa. Esse foi um dos temas abordados pelo secretário adjunto de Esportes e Lazer, Pedro Luiz Sinohara, durante a entrevista a uma rádio em Nova Xavantina, esta manhã. Sinohara e o corpo técnico da secretária estão na cidade para realizar a primeira etapa regional dos Jogos Escolares da Juventude em Mato Grosso, que começa logo mais às 19h.
Na entrevista, Sinohara destacou o caráter social do esporte, que afasta a juventude do mundo do crime. Segundo ele, os jogos são importantes porque ajudam a formar bons cidadãos ao transmitir valores de coletividade e saber lidar com a vitória e a derrota.
Ele também destacou que faz questão de visitar todas as cidades sedes dos jogos. “No ano passado percorremos 28.518 quilômetros dentro do estado para acompanharmos as competições. Isso fez com que a secretaria tivesse uma radiografia da realidade do esporte em Mato Grosso”, destacou o gestor.
O prefeito de Nova Xantantina, João Batista, disse na entrevista que é uma grande satisfação receber os jogos na cidade. “A nossa gestão tem uma ótima relação com o Governo do Estado. Eu só tenho o que agradecer ao governador Pedro Taques e ao secretário Sinohara pela parceria”, ressaltou.
Já o coordenador geral dos Jogos Escolares em Mato Grosso, Manoel Fonseca, destacou que a competição tem a característica de democratizar o esporte em todo estado. Além do caráter pedagógico dos jogos. “É importante lembrarmos que estamos lidando com crianças e adolescentes, em processo de formação, e não com atletas profissionais. Por isso, os jogos precisam ter essa preocupação de transmitir bons valores aos estudantes”, frisou Fonseca.