O Campeonato Brasileiro da Série D vai ter 68 times competindo após as fortes cobranças feitas por federações estaduais. A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) estipulou que os quatro rebaixados da Série C do ano anterior vão participar. Outro critério é que o Estado primeiro colocado no ranking nacional das federações tem direito a 4 vagas. Os que ficaram de segundo a até nona colocação ficaram com 3 vagas para a Série D. Os demais 17 Estados no ranking nacional, entre eles Mato Grosso, garantiram dois representantes cada, indicados através do desempenho nos campeonatos estaduais ou outros torneios realizados por cada federação estadual.
Em caso de desistência, a vaga terá que ser ocupada pelo clube da mesma federação melhor classificado, ou então, pelo clube apontado pela federação estadual. Se o estado não indicar nenhum representante, a vaga será repassada ao melhor estado seguinte posicionado no ranking nacional das federações, que indicará uma equipe a ocupar o mesmo grupo da equipe original. Caso a vaga ainda fique em aberto, será transferida ao segundo estado seguinte e melhor colocado no ranking, e assim sucessivamente. O limite de usufruto de vaga repassada é de uma por federação.
Foi através de uma ligação recebida da CBF que a Federação Mato-Grossense de Futebol anunciou, semana passada que o Estado seria contem plado com mais uma vaga na Série D, do campeonato Brasileiro de Futebol ainda neste ano de 2016. Com isso, terá dois times na quarta divisão podendo ser um do campeonato estadual e outro do ranking nacional da CBF, divulgado sempre no fim da temporada. Porém, o critério de indicação desta segunda vaga ainda não tem uma confirmação, o que deve acontecer ainda esta semana.
Se a CBF definir pelo ranking a vaga ficará com o Operário VG, que atualmente é o terceiro colocado entre clubes mato-Grossenses atrás apenas de Luverdense 1º e Cuiabá 2º. Mas a CBF também sinaliza que as vagas podem ser disponibilizadas para os melhores colocados no campeonato estadual que está em andamento. Nesse caso, 6 equipes brigariam pelas duas vagas – Sinop, Operário, Dom Bosco, União, Araguaia e Cacerense, já que Luverdense e Cuiabá que terminaram em primeiro na fase de classificação e buscam o título, já estão garantidos nas Séries B e C do Brasileiro respectivamente.
Ranking dos times de Mato Grosso junto a CBF
1 – Luverdense – 36º 4.076 pontos
2 – Cuiabá – 50º 2.369 pontos
3 – Operário – 90º 632 pontos
4 – Mixto – 99º 511 pontos
5 – Rondonópolis – 192º 100 pontos
6 – Vila Aurora – 211º 51 pontos
7 – União – 216º 50 pontos