A primeira etapa ocorrera nos dias 19 a 24 de abril e a segunda, será nos dias 27 de setembro e 2 de outubro, em um clube de tênis, na avenida André Maggi. 2 mil tenistas disputam o ranking estadual e cada etapa recebe mais de 130 atletas. Nas duas etapas regionais mais de 80 atletas sinopenses devem participar da competição.
A Federação Mato-grossense de Tênis (FMTT) aumentou de sete para 17 etapas a competição, uma média de 143% a mais comprando com a competição do ano passado. Outras cidades como Alto Araguaia, Nova Xavantina, Canarana, Barra do Garças, Primavera do Leste e Rondonópolis também serão sedes/.O segundo torneio será realizado em Alto Araguaia, nos dias 18 a 20 deste mês e as inscrições podem ser feitas no site da Federação Mato-grossense de Tênis, até a próxima quinta-feira (10). Cada etapa é cobrado uma taxa de R$80 por atleta.
A primeira etapa foi realizada em Cuiabá. O tenista, Gabriel Santos venceu o vice-campeão de 2015, Lucas Lima, com placar de dois sets a zero. O vencedor é definido no final do ano, quem somar mais pontos por categoria, ganha a competição.
Os tenistas, federados e não federados, vão contabilizar pontos no ranking estadual. Já no ranking brasileiro, as regras são diferentes, só registrarão pontos aqueles que forem federados em nível estadual e nacional e estiverem com o cadastro em dia com a FMTT e a Confederação Brasileira de Tênis (CBT).