A Universidade Estadual de Mato Grosso confirmou que foram 14.280 candidatos inscritos para o vestibular 2011/1 da Unemat e no curso de Formação de Oficias da Polícia Militar e Corpo de Bombeiro. Os cursos mais concorridos foram de Engenharia Civil, em Sinop, com 22,55 candidatos disputando cada vaga ofertada, Direito em Cáceres, que registrou 21,27 candidatos por vaga, Administração em Sinop (11,18 candidatos/vaga), Ciências Contábeis em Tangará da Serra (9,9), Pedagogia em Cáceres (9,75) e Enfermagem em Tangará da Serra (9,52).
Para os cursos de formação de oficias, são 4.037 inscritos para a Polícia Militar, representando 67,28 candidatos por vaga, e 548 para o Corpo de Bombeiros Militar, sendo 35,53 candidatos para cada vaga prevista em edital.
A diretora da Coordenadoria de Concursos e Vestibulares, professora Ivanete Inês Parzianello, alerta que esta é uma das maiores concorrências registradas nos últimos anos para o concurso da Unemat, por isso, os candidatos devem se preparar muito bem até o dia da prova.
O vestibular consta de nove provas objetivas e uma de interpretação de textos, realizado em etapa única nos dias 19 (provas de Física, Biologia, Matemática, Geografia e Língua Estrangeira) e 20 de dezembro (Química, História, Língua Portuguesa, Literatura e Interpretação de Textos).
A relação dos candidatos inscritos contendo nome, número do documento de identidade, curso pretendido, opção de língua e vaga, bem como informações referentes ao local de realização das provas estarão disponíveis, a partir do dia 6 de dezembro no site da Unemat, que oferece 1.800 vagas, distribuídas entre 44 cursos de graduação, ministrados em 10 campi universitários localizados nos municípios de Alta Floresta, Alto Araguaia, Barra do Bugres, Cáceres, Colíder, Juara, Nova Xavantina, Pontes e Lacerda, Sinop e Tangará da Serra. Do total de vagas, 25% são destinadas ao programa de cotas.