A Secretaria Municipal de Saúde tem intensificado o trabalho de prevenção e combate ao mosquito transmissor da doença e está desenvolvendo outra etapa da campanha de conscientização, nas escolas. A informação é da coordenadora de Endemias, Mirian Campos. "Intensificamos o controle da dengue nesse período, onde os agentes de saúde realizaram um trabalho na sala de espera dos PSFs (postos de saúde), orientando a população. Os agentes de endemias estão visitando todas as escolas, onde realizam um trabalho preventivo com os alunos. Além disso, nós realizamos alguns pit-stop, nas avenidas com distribuição de material educativo", informou.
Com o período de chuvas, crescem os números de criadouros se lixo ficar espalhado nos quintais e o mosquito Aedes Egypt se reproduz. O índice de infestação no município é de 0,95%, o que significa que o mosquito está presente em todos os bairros do município.
Lucas do Rio Verde registrou, de janeiro a novembro, 315 casos de dengue e 561 notificações. Durante todo o ano passado foram registrados 504 casos e 1053 notificações.