A assessora pedagógica Alice Faccio confirmou hoje, em entrevista coletiva, a criação de mais uma escola estadual em e deve entrar em funcionamento no próximo ano letivo. "Queremos atender entre 400 e 500 estudantes do terceiro ciclo – pré-adolescentes -, dos bairros da ala norte da cidade de Nova Mutum, porque a Escola Virgilio Correia, que hoje ocupa o prédio estadual, terá seu novo espaço concluído e inaugurado até o início das aulas em 2011", disse. Atualmente, Mutum conta com quatro escolas estaduais atendendo mais de 3 mil estudantes.
De acordo com Alice, a ideia é, posteriormente, construir um prédio novo para a escola, na região do Residencial Palmeiras, onde a prefeitura deverá doar uma área. A assessora pedagógica informou ainda que o objetivo é que, gradativamente, o Estado vá assumindo as demandas que lhe cabem. Conforme a Lei de Diretrizes Básicas da Educação LDB, o município responsabiliza-se prioritariamente pela educação infantil e séries iniciais e ao estado cabem atender as séries finais e o ensino médio.
O secretário de Educação, Aguinaldo Garrido, disse que o município aguardava com ansiedade a criação da nova escola estadual, cujo pedido fora encaminhado ainda no ano passado. "Desde o ano passado estamos trabalhando na organização das redes públicas de educação no sentido de cada ente federado – Estado e Município – assuma sua responsabilidade no atendimento às demandas da educação e estamos obtendo resultados nesse sentido, com apoio da Secretaria de Estado da Educação, através da professora Rosa Neide Sanches e da Assessoria Pedagógica", diz.