O governador Silval Barbosa teve audiência hoje, em Brasília, com o ministro da Educação, Fernando Haddad sobre implantação de Institutos Federais de Educação em Mato Grosso. Inicialmente, a assessoria do governo, informou que seria debatida a implantação de unidades para Várzea Grande, Diamantino e Sinop. Mas, no Nortão, a nova informação divulgada pelo governo, agora há pouco, é para maior estrutura para o Ifet para Sorriso. A unidade sorrisense já oferece 2 cursos, está sendo providenciada a constratação de 17 professores e a intenção é transformar a unidade local em campus.
Um dos temas da audiência foi a transformação da Escola Técnica Estadual de Diamantino em Instituto Federal de Ciência e Tecnologia, a federalização foi praticamente autorizada, segundo a secretária de Estado de Educação, Rosa Neide Sandes de Almeida, outros pontos também serão objeto de estudo para expansão do atendimento em Mato Grosso. Como a implantação de uma unidade do IFMT em Várzea Grande e a extensão de cursos da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), o que atenderá a demanda do Ensino Superior na Baixada Cuiabana.
A ampliação do atendimento nesta área na região Norte também foi prevista na discussão, Sorriso poderá ser uma das cidades a receber a instituição de Ensino Superior e Tecnológico.
A proposta de investimento na UFMT para se tornar um espaço de treinamento e ser utilizada durante a Copa do Mundo de 2014, foi apresenta ao ministro Fernando Haddad.
(Atualizada às 17:50h)