PUBLICIDADE

MT: contratação de professores substitutos segue sem previsão

PUBLICIDADE

Mesmo depois de uma longa discussão no Conselho Estadual de Educação não há previsão para a contratação de professores substitutos na rede estadual de ensino. O que há de “concreto” é o comprometimento do Tribunal Regional Eleitoral em marcar uma reunião com as Secretarias de Estado de Educação e Ciência e Tecnologia para possíveis encaminhamentos emergenciais.

Junto com as demais instituições presentes na reunião, entre elas o Conselho Estadual de Educação e o Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público de Mato Grosso (Sintep/MT), ficou acordado que todos iniciarão um movimento para tentar incluir a educação na lista de serviços essenciais do governo.

Isso foi deliberado depois que o representante do TRE, Edvaldo Rocha, contextualizou a decisão do pleno em não permitir a contratação de professores substitutos durante o período eleitoral. O coordenador lembra que a Lei de Greve nº 7.783, que especifica quais são os serviços e atividades consideradas essenciais não inclui a educação.

A discussão sobre legalidade ou não da contratação de professores para ocupar as vagas de quem tirou licença médica ou faleceu é inflamada, pois tanto as secretarias quanto o conselho e o sindicato defendem que a Constituição Federal também é clara ao afirmar que educação é um direito de todos e um dever do Estado.

O presidente do conselho, Geraldo Grossi Júnior, lembra que a legislação que define o que e quais são os serviços essenciais é antiga, ainda do período da ditadura militar, quando a educação não era vista com a importância de hoje.

A secretária estadual de educação, Rosa Neide Sandes, explica que a secretaria enviou, em março deste ano, uma petição ao TRE solicitando orientações de como proceder em casos de afastamento de professores e a necessidade de contratação. Entretanto, o tribunal apenas se manifestou no final de junho com um acórdão proibindo as contratações.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Seduc entrega livros para alfabetização em língua materna em escolas indígenas

A Secretaria estadual de Educação (Seduc) dá mais um...

Terminam dia 27 inscrições em curso de pós-graduação para a área de TI em Lucas

A etapa de incrições em processo seletivo de pós-graduação...

Seduc investe R$ 32 milhões em infraestrutura escolar indígena no Mato Grosso

A Secretaria de estadual de Educação confirmou, está manhã,...
PUBLICIDADE