Quem ainda não se inscreveu para o Exame Nacional do Ensino Médio terá que ficar atento quanto o prazo, previsto para terminar dia 9. A taxa é de R$ 35. A prova é requisito único para o ingresso em muitas universidades, pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu), como a UFMT, e ferramenta para conseguir bolsas de estudos em universidades particulares. A aplicação das provas está confirmada para os dias 6 e 7 de novembro, nas áreas de linguagens e códigos, ciências da natureza, matemática e ciências humanas.
Conforme o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, serão quatro provas objetivas de múltipla escolha, com 45 questões cada uma, e redação. No primeiro dia, os inscritos responderão questões na área de Ciências Humanas e suas Tecnologias: História, Geografia, Filosofia e Sociologia; Ciências da Natureza e suas Tecnologias: Química, Física e Biologia. A prova começará às 13h e seguirá até às 17h30 (horário de Brasília).
No segundo dia de provas, o horário será entre 13h às 18h30, nas seguintes áreas: Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e Redação: Língua Portuguesa, Língua Estrangeira (Inglês ou Espanhol), Artes e Educação Física; Matemática e suas Tecnologias: Matemática.