Exatamente 1.230 candidatos inscreveram-se para o processo seletivo do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai-MT), que oferece 50 bolsas integrais de estudo em cursos técnicos da instituição. A média geral é de 24,6 concorrentes por vaga, número semelhante à concorrência do vestibular em algumas graduações da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). A mais concorrida é a habilitação técnica em Alimentos, com 62,8 candidatos por vaga. A prova ocorrerá no sábado (26-06), das 14h às 17h, nas unidades do Senai em Cuiabá, Várzea Grande e Rondonópolis.
Além do curso técnico em Alimentos, os candidatos concorrem pelas vagas nas habilitações de Eletromecânica, Mecânica, Mecatrônica e Processamento de Grãos. A primeira é oferecida no Senai-Várzea Grande e as três últimas, no Senai-Rondonópolis. A concorrência é alta também para os demais cursos: Eletromecânica (24,5), Mecatrônica (17,3), Processamento de Grãos (12,9) e Mecânica (5,5).
"A cada ano, aumenta a concorrência por bolsas integrais de estudo em habilitações técnicas do Senai-MT. Este resultado ocorre pelo alto índice de empregabilidade destes cursos, que ultrapassa os 80%. Um técnico hoje não fica desempregado e, em muitos casos, consegue uma renda mensal maior que um graduado no ensino superior. Esta procura por cursos da nossa instituição é um orgulho para nós, pois demonstra também o reconhecimento da sociedade quanto à qualidade do ensino oferecido em nossas unidades", comenta o diretor regional do Senai-MT, Gilberto Gomes de Figueiredo.
O processo seletivo é coordenado pela Unidade de Desenvolvimento em Educação Técnica e Tecnológica (Unetec), que divulgará o resultado no dia 12 de julho, nos locais onde foram aplicadas as avaliações e no site senaimt.com.br. Neste semestre, a previsão de início das aulas é para 02 de agosto. A habilitação técnica é oferecida no período noturno e tem duração de 24 meses, sendo realizado em regime modular e presencial.
A todo semestre, o Senai-MT realiza processo seletivo para preenchimento de bolsas integrais de estudos. Na última seleção, inscreveram-se 1.651 candidatos para 200 vagas gratuitas em nove turmas abertas em todo Estado. A instituição ainda oferece, para este segundo semestre de 2010, outras 150 vagas não cobertas pelas bolsas integrais de estudos, cujas matrículas estão abertas até 26 de julho.