O Ministério da Educação (MEC) já definiu as datas de inscrição e como vai funcionar a próxima rodada do Sistema de Seleção Unificada (Sisu). Os alunos que participaram do Exame Nacional do Ensino Médio 2009 (Enem 2009) e quiserem disputar vagas em instituições públicas de ensino superior deverão acessar o sistema no período de 10 a 14 de junho.
O MEC ainda não tem uma estimativa de quantas universidades e institutos vão participar do processo, nem de quantas vagas serão oferecidas. Ainda essa semana começará o período de adesão para as instituições interessadas em participar do Sisu. Para o primeiro semestre de 2010, 51 universidades participaram, mas nem todas fazem processos seletivos duas vezes ao ano.
Outra mudança prevista está no formato de inscrição. Na primeira edição, foram realizadas três etapas, mas agora em junho será apenas uma, com uma lista de espera para preencher as vagas que sobrarem em chamadas subsequentes.
O candidato terá direito a duas opções de curso. Se for selecionado para a sua primeira opção, o aluno será convocado para matrícula e sai automaticamente do sistema. Aqueles que forem chamados para a segunda opção poderão permanecer no Sisu para tentar a vaga mais uma vez na lista de espera.
Um dos objetivos dessa mudança é evitar o que ocorreu na primeira edição do Sisu, no início do ano: muitos estudantes se inscreviam para um curso, mas depois de selecionados não se matriculavam, o que acabou gerando sobra de vagas nas três etapas de seleção. Essas vagas foram preenchidas posteriormente por uma lista de espera.