A Faculdade de Nova Mutum -Uninova- deverá iniciar 2011 como uma instituição comunitária. O conselho curador da instituição, com a homologação do Ministério Público, aprovou o estatuto da Fundação Comunitária de Ensino, Cultura e Desenvolvimento Humano – Fuen, que irá substituir a Fundação Municipal de Ensino Superior – Fumesunm, atual mantenedora. O próximo passo é a obtenção da escritura pública e assim encaminhar o registro jurídico.
Dentro do processo de transformação será feita migração de todos os cursos que Uninova já realizou e oferece hoje, reconhecidos e autorizados pelo Conselho Estadual de Educação, para o Ministério da Educação – MEC, a quem a instituição ficará submetida. “Assim teremos condições de pleitear o ProUni, com bolsas de até 100%, além do financiamento estudantil – Fies”, explicou o diretor geral da Fumensunm, Vitorino Dessunte.
Os estudos para concretizar a mudança começaram a ser feitos em fevereiro de 2009. Vitorino enaltece que esta é uma oportunidade ímpar para a comunidade local. “Quem pretende fazer um curso superior e hoje não tem condições de pagar mensalidades, nem mesmo de manter-se fora do município para cursar uma universidade pública, poderá fazer isso aqui mesmo, além de contribuir com o desenvolvimento da própria região”, falou.
Entre os cursos de graduação – administração de empresas, ciências contábeis, pedagogia, tecnologia em análise e desenvolvimento de sistemas e engenharia agronômica; do curso técnico em alimentos e as pós-graduações, a Uninova atende hoje 850 acadêmicos. A manutenção da instituição dá-se através das mensalidades, que continuarão sendo pagas quando transformada em comunitária.