Apenas 37 famílias com crianças de até 3 anos, que recebem mais de quatro salários mínimos. procuraram a secretaria de Educação para se inscreverem na triagem e obterem vagas em creches do município. De acordo com a responsável pelo setor de Educação Infantil, Maria Aparecida Medina Gomes, os pais podem continuar procurando a secretaria e se cadastrarem. Medina disse, por meio de assessoria, que as famílias podem procurar a secretaria para verificarem a classificação. As crianças serão chamadas primeiramente para preencherem as vagas que surgirem na creche Alvorada (caíque), posteriormente nas demais creches.
O cadastramento para identificar quantas vagas são necessárias em Sinop foi cobrado pelo promotor da Infância e Juventude, Nilton César Padovan. Ele quer saber o déficit de vagas, quantas crianças estão fora das creches e por que a família não atendeu aos critérios estabelecidos, no início do ano letivo, por receber mais de quatro salários mínimos. O prazo para que a relação com a quantidade de crianças com até 3 anos seja entregue ao Ministério Público é até 30 de junho. Com base nestas informações será estipulada a quantidade de vagas que deverão ser abertas pela prefeitura.
Conforme Só Notícias já informou, de acordo com os critérios definidos este ano para serem atendidas, prioritariamente, crianças de famílias com renda de até quatro salários mínimos, ainda há na fila de espera 178 crianças (com idade até 3 anos) que não estão freqüentando creches porque os pais preferiram esperar para ver se conseguem vagas mais perto de suas casas.