PUBLICIDADE

Nova Mutum: encontro de profissionais de Educação debate plano de cargos e salários

PUBLICIDADE

Profissionais da Educação de Nova Mutum estiveram reunidos, ontem, no Centro de Convivência Parque das Águas durante as atividades do 1º Encontro de Profissionais da Educação 2010, promovido pela Secretaria Municipal de Educação e Cultura, em parceria com o Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público de Mato Grosso/MT (Sintep). O objetivo, de acordo com o secretário de Educação e Cultura, Aguinaldo Garrido, é debater plano de cargos, carreira e salário, numa data marcada por uma paralisação nacional.

O encontro começou com debate coordenado pela assessora pedagógica da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), Alice Marlene Faccio, coordenadora da Secretaria Municipal de Educação e Cultura, Laídes Bauman e da presidente da sub-sede do Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público de Mato Grosso, Eliane Tilvitz, abordou as reivindicações da categoria sobre o piso salarial e a importância da ação realizada nacionalmente.

Os debates tiveram seqüência e, às 15h30, houve uma solenidade com a participação do prefeito Lírio Lautenschlager e da primeira-dama e Secretaria de Ação e Promoção Social, Karla Lautenschlager e também do presidente da Câmara Municipal de Vereadores, Unírio Shirmer, além de secretários e vereadores municipais.

Na abertura, a assessora técnica da Seduc, Alice Marlene Faccio, comentou que a data marca a continuação de uma luta para a devida valorização dos profissionais de Educação. “Agradeço ao secretário municipal e também ao Sintep por não terem medido esforços para que esse ato de hoje [ontem] fosse concretizado, com a entrega do plano de cargos, carreira e salário aos chefes do Executivo e Legislativo presentes nesta solenidade”, disse a assessora.

Logo após, o secretário municipal de Educação e Cultura, Aguinaldo Garrido agradeceu a presença de todos, em especial, a sua equipe de trabalho pela dedicação e afirmou que um país se constrói com uma educação de qualidade. “Sabemos que o melhor instrumento para um país é a educação e por isso, estamos lutando por melhorias tanto no ensino, como também no incentivo ao trabalho do profissional, com as reformulações no plano de cargos, carreira e salário. Quero agradecer ao sindicato por estar nesta empreitada conosco e também não ter medido esforços para a reformulação do documento que será entregue ao executivo e legislativo”, afirmou o secretário.

O presidente da câmara, Unírio Shirmer, disse “conhecer a luta do sindicato por melhorias junto ao piso salarial dos profissionais de Educação e que o documento será analisado “atentamente” pela casa de leis”, comenta. Ainda, o presidente “parabenizou o secretário de Educação pela iniciativa e também o prefeito municipal e comentou sobre a indicação feita pelos vereadores sobre a disponibilização aos alunos da rede municipal de ensino de kits escolares”, relata.

Em seu pronunciamento, o prefeito Lírio Lautenschlager disse que a administração municipal sabe das necessidades dos profissionais da Educação de Nova Mutum e, que dentro das possibilidades do município, e de acordo com o plano proposto pela Secretaria de Educação será feito o possível para atender as reivindicações da classe. “Por meio da Secretaria de Educação fizemos o anteprojeto, que será encaminhado ao Legislativo e estamos concluindo um estudo de impacto para melhorar os salários de uma classe tão importante como a de vocês, profissionais de Educação”, afirmou Lírio, que comentou ainda que “o Brasil só será de primeiro mundo quando não poupar investimentos em educação”, conclui.

Logo após as falas, foram assinadas pelo prefeito municipal e repassadas ao presidente da Câmara, as autorizações para a construção da nova sede da biblioteca municipal “Hilda Strenger Ribeiro” e do Departamento de Cultura; feita a oficialização e a assinatura do Projeto de Lei que cria o Cine Teatro “Ipê Roxo”; assinada a autorização para que a Secretaria Municipal de Educação e Cultura realize a aquisição de ônibus 0km e a autorização da aquisição de apostilas do Instituto Terra às crianças da Educação Infantil (4 a 6 anos) e o primeiro ano do 1° Ciclo do Ensino Fundamental.

Ao final da cerimônia foi feita entrega simbólica dos kits escolares as alunas Maiele Rosa Brives e Sthefany Rodrigues de Souza, ambas da rede municipal de ensino e a assinatura e entrega do novo plano de Cargos, Carreira e Salário dos profissionais de Educação Pública Municipal.

Para a professora de Ensino Fundamental Elinalva Rodrigues de Oliveira, que trabalha há quase 20 anos na rede pública, encontros entre os são importantes para fortalecer uma classe tão batalhadora como a da educação. “Momentos como esse são importantes para trocarmos idéias entre os profissionais da categoria, buscando sempre a valorização da classe”, afirma.

A opinião é compartilhada por Silvana Bertolini, também professora de Ensino Fundamental, que trabalha há 15 anos com educação. “É importante para nós profissionais termos um dia destinado a cobrar mudanças nos planos de carreira e construirmos juntos uma visão positiva do trabalho com educação”, finaliza.

 

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE