Os alunos que conseguiram a soma total de 400 pontos nas provas objetivas por áreas (linguagens, códigos e suas tecnologias; matemáticas; ciências humanas; ciências da natureza e tecnologias) e 500 na redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) poderão solicitar o certificado de conclusão do ensino médio pela Assessoria Pedagógica. “O candidato deverá apresentar cópia de identidade, CPF e o resultado do Enem na assessoria”, explicou, ao Só Notícias, a assessora Silvia Inês Kuhn.
A unidade ficará responsável por encaminhar a documentação para a Superintendência de Educação de Jovens e Adultos da Secretaria Estadual de Educação (Seduc), em Cuiabá, que emitirá o certificado de conclusão. Segundo Silvia, o interessado poderá solicitar o certificado em uma área ou mais, conforme sua aprovação. “Se o candidato fez exame de massa e Enem e conseguiu em uma área pode juntar as aprovações e solicitar a conclusão se assim der”, acrescentou.
O Enem passou também a servir para conferir a certificação de competências de ensino médio para estudantes com mais de 18 anos segundo uma portaria do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anízio Teixeira. A nota mínima indicada pelo Inep para certificação é 400, mas fica a cargo da Seduc determinar a média a ser utilizada em seu.