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Nova Mutum: escolas municipais ficam no nível 4 na Provinha Brasil de Português-Matemática

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A apropriação dos conteúdos pelos estudantes das escolas públicas municipais de Nova Mutum é similar tanto na disciplina de Matemática quanto na de Língua Portuguesa. Pelo menos isso é o que mostra o resultado da Provinha Brasil divulgado hoje à tarde pela Secretaria Municipal de Educação e Cultura (Smec) e que aponta a conquista do nível 4 na médias das escolas, sendo 5 o nível máximo. "Estamos muito satisfeitos, pois esse resultado mostra que estamos no caminho certo", comemora a coordenadora do Ensino Fundamental, professor Simone de Andrade.

A Provinha Brasil de matemática foi aplicada pela primeira vez no segundo semestre deste ano. Já a de Língua Portuguesa ocorreu em março e agora em novembro e mostrou um crescimento na média de um semestre para outro. "O resultado do teste de leitura subiu do nível 3 no primeiro semestre para 4, agora", observa Simone. No primeiro semestre, 360 estudantes fizeram a Provinha Brasil de Leitura, número que subiu para 419, na segunda aplicação. Já a testagem de Matemática foi feita por 406 estudantes.

Para melhor compreensão do resultado, a coordenadora lembra que de um total de 20 questões, os estudantes alcançaram a média de 17,5 acertos no teste de Matemática, e de 12,5 acertos no teste de leitura aplicado no início do ano, chegando a 17,1 agora no segundo semestre. Segundo a coordenadora, a melhora de desempenho é quase que um caminho natural tendo em vista todos os investimentos que a Administração Municipal vem fazendo no ensino público. "A Administração Municipal tem a preocupação de melhorar as condições físicas das escolas, mas não é só isso: investe, também, na capacitação de professores, assim como no transporte e na merenda escolar, tudo com o objetivo final de atingir a meta de alfabetizar todas as crianças mutuenses até os oito anos", diz.

Esse resultado, segundo a coordenadora deve ser atribuído em primeiro lugar aos professores. "Temos uma equipe comprometida com resultados, mas acima de tudo professores que se preocupam com a qualidade do ensino", diz. Simone lembra que, embora a Provinha Brasil, não contribua para a formação dos índices oficiais que mede a qualidade do ensino nas escolas públicas, é uma excelente ferramenta para direcionar o trabalho dos gestores da Educação. "A partir desses resultados, temos condições de avaliar o trabalho e, principalmente, de redirecionar a proposta pedagógica se for o caso, melhorando os resultados do ensino aprendizagem", frisa.

Isso tanto é verdade que a Secretaria Municipal de Educação de Nova Mutum decidiu por conta própria fazer uma avaliação semelhante com alunos do 3º ano do Ensino Fundamental, o que corresponde ao 1º Ciclo da 3ª Fase. Segundo Simone, o resultado dessa avaliação, que abrangeu também as duas principais disciplinas – Matemática e Língua Portuguesa – deverá ser conhecido dentro de alguns dias.

 

 

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