A Universidade Federal de Mato Grosso publicou edital do processo seletivo 2012 específico para as sobrevagas destinadas à estudantes negros de família de baixa renda e, de acordo com a portaria, são 274 sobrevagas em 89 cursos, distribuídos entre os campi de Cuiabá, Rondonópolis, Sinop, Barra do Garças e Pontal do Araguaia.
A inscrição ocorrerá entre 16 e 21 de janeiro, na página eletrônica da universidade. Está apto a participar a pessoa que com renda familiar bruta de até três salários mínimos ou renda individual de até meio salário.
A modalidade “sobrevagas” foi implantada pela universidade após recomendação do Ministério Público Federal, em abril deste ano, para facilitar o acesso de negros, brancos e índios com baixa renda familiar ao ensino público superior. A recomendação atende a resolução do Conselho de Ensino Pesquisa e Extensão (Consepe) de 2003.
A seleção será em fase única, exclusivamente com base no resultado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) realizado neste ano e, a escolha do curso de graduação será no sistema de seleção da UFMT, no mesmo período da escolha dos demais cursos através do Sistema de Seleção Unificado (SiSU).
Os candidatos classificados deverão acessar o site da universidade para fazer a pré-matrícula. A data ainda será confirmada. Entre os critérios de avaliação para classificação estão ainda as análises da ficha sócio-econômica, índice classificatório, índice de carência, renda familiar e outros.
A portaria completa está disponível em Diário Oficial da União que circulou nesta quinta-feira. No campus de Sinop, são dez cursos e 40 sobrevagas; em Cuiabá são 144 sobrevagas entre 46 cursos; Rondonópolis oferta 56 sobrevagas entre 17 cursos; em Barra são 18 sobrevagas e 8 cursos e, no Pontal do Araguaia, são 16 sobrevagas para 8 cursos.