PUBLICIDADE

Estudantes e professores de Colíder representam MT em olimpíada de astronomia

PUBLICIDADE

Estudantes e professores da escola estadual Desembargador Milton Armando Pompeu de Barros, de Colíder, representaram Mato Grosso na III Jornada de Foguetes das Olimpíadas Brasileira de Astronomia e Astronáutica – OBA. O evento ocorrou no início de novembro, em Minas Gerais, e reuniu o trabalho desenvolvido pela equipe da escola e mais outras 30 participantes de todo o Brasil. A equipe de Colider ficou com a 11º colocação, garantido troféus para todos os colocados.

A equipe da escola foi composta pelos professores, Rinaldo Marques Padilha e Renan Aparecido da Silveira além dos estudantes; Heberson Martins Gomes, Lucas Wender Silva Oliveira, Maycon Thalles da Silva e Ronaldo Alves de Moura. Todos cursando o 2º ano EMIEP. Também acompanhou a equipe a técnica de laboratório de Ciências da Natureza, Vera Lucia da Silva.

A equipe foi a 19ª a se apresentar e o foguete atingiu uma distância de 159,30m. Para o professor Rinaldo Marques Padilha, foi muito gratificante participar das Olimpíadas e ver o desempenho dos alunos. "Há dois anos tentamos realizar um projeto que possa participar da competição, mas não tínhamos êxito e faltava apoio. Este ano conseguimos parcerias e todos os alunos participaram de uma competição interna, que fazia parte do edital da etapa nacional. O projeto vencedor foi encaminhado a comissão da OBA e nossa escola foi escolhida para participar da competição nacional".

Para o estudante Ronaldo Moura, 16, participar da competição foi inesquecível, "no começo parecia uma brincadeira, me interessei porque era uma atividade diferente, nunca tinha trabalhado com foguetes. Quando soube que havíamos sido selecionados e iríamos representar o estado não acreditei. Posso dizer que voltei com outra cabeça, novas experiências, pude ver várias equipes veteranas e percebi que podemos melhorar muito, mas ficar entre os premiados foi muito bom".

A programação contou ainda com palestras de professores da OBA, que explicaram sobre a importância do projeto, segurança na construção e lançamento de foguetes e as tecnologias empregadas para esse fim. A comissão organizadora realizou um lançamento de um foguete construído com canos de PVC de aproximadamente 1,80m de comprimento com combustível sólido, como parte da demonstração.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE