Aproximadamente 11,7 mil candidatos a uma das 2,6 mil vagas ofertadas pela Universidade Estadual de Mato Grosso (Unemat) encaram, domingo, o primeiro dia de provas do processo de seleção que será aplicado em 19 municípios. A prova começa às 8h e os inscritos terão quatro horas para responder questões de física, biologia, matemática, geografia e língua estrangeira.
Na segunda-feira (14), as questões serão de química, história, língua portuguesa, literatura e redação, também com quatro horas destinadas aos candidatos. O gabarito preliminar será divulgado no dia 16 de novembro e, o resultado final do processo, estará disponível a partir de 30 de janeiro. O período letivo começará em 13 de fevereiro.
Nesta edição, de acordo com a universidade, serão aceitos recursos contra o desempenho dos candidatos na prova de redação. O edital com a determinação foi publicado recentemente, na página da instituição. Para isto, será divulgada a imagem da prova de redação dos candidatos para consulta individual. A imagem ficará disponível por até quinze dias após a data de divulgação do desempenho, que será definida por meio de publicação de edital complementar.
Das 2,6 mil vagas, 1,8 mil são destinadas para ingresso nos 76 cursos regulares da Unemat, outras 525 são para os cursos na modalidade a distância (UAB/UNEMAT) e 300 para cursos oferecidos na modalidade Parceladas. A Universidade reserva 25% das vagas para o Programa de Integração e Inclusão Étnico-Racial.
Em Sinop, a estimativa inicial é de 1,6 mil candidatos.