Os servidores do Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT) dos campi Cuiabá (Octayde Jorge da Silva), Cuiabá (Bela Vista) e Cáceres decidiram, em reunião, hoje, suspender o movimento grevista. O retorno às aulas acontecerá na próxima segunda-feira (24). Apesar do retorno destes três campi, cinco ainda permanecem em greve. São eles: São Vicente, Campo Novo do Parecis, Confresa, Juína e Sorriso.
Já retornaram às aulas os campi Barra do Garças (no dia 5 deste mês) e Rondonópolis (no dia 10 deste mês). Apenas o campus Pontes e Lacerda não aderiu a greve dos Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica e Profissional (SINASEFE).
Os servidores do instituto estão em greve desde agosto. A categoria está tentando negociação com o governo federal desde maio deste ano, mas sem resultados positivos. Os principais pontos da pauta de reivindicações da categoria são reajuste emergencial de 14,67%; destinação de 10% do PIB para a educação pública; retirada do Projeto de Lei 549/2009, que define congelamento de gastos públicos para os próximos dez anos (redução de vagas para concursos, não reajustamento salarial e outras questões pertinentes aos cofres públicos).