Qualidade da gestão acadêmica nas Instituições de Ensino Superior (IES) estaduais e municipais. Esse tema central que está na pauta dos debates do 49º Fórum Nacional de Reitores da Abruem, que começa amanhã e vai até dia 8, em Salvador (BA). O evento vai reunir cerca de 100 gestores de instituições de ensino superior (IES) de todo o país. O reitor da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), professor Adriano Aparecido Silva estará presente juntamente com as pró-reitoras de Extensão e Cultura, Leila Delmadi e de Ensino e Graduação, Ana Maria Di Renzo.
O fórum é uma realização da Associação Brasileira dos Reitores das Universidades Estaduais e Municipais (Abruem). A organização desta edição tem como parceiras a Uneb e as universidades estaduais de Santa Cruz (Uesc), de Feira de Santana (Uefs) e do Sudoeste da Bahia (Uesb). O objetivo do encontro é construir um relatório apontando novos projetos, dificuldades e sugestões das IES para o ensino superior público. O documento será encaminhado ao Ministério da Educação (MEC).
O 49º Fórum Nacional de Reitores da Abruem vai reunir representantes das 41 instituições públicas filiadas à associação, em uma intensa programação. As discussões acadêmicas começam depois de amanhã, com destaque para a palestra Autonomia universitária e financeira das IES, que será proferida, às 14h, pelo professor Júlio Cezar Durigan, reitor da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp). O reitor Lourisvaldo Valentim vai mediar o debate sobre o tema.
No mesmo dia, às 16h45, o coordenador de educação à distância da Uneb, Silvar Ribeiro, participa da apresentação da câmara sobre apoio técnico em EaD – presidida pelo professor Sebastião Iberes, reitor da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc). Inovação tecnológica e o Sistema Nacional do Ensino Superior estão entre os assuntos que serão abordados nos últimos dois dias de evento.